Museu do Índio promove exposição fotográfica “Coleções Etnográficas”

Data de Publicação: 05/06/2013 - 08:53

Por Eric Dayson

A mostra poderá ser visitada a partir de 18 de junho
Eliane Moreira A partir do dia 18 de junho estará aberta no Museu do Índio a exposição fotográfica "Coleções Etnográficas”. A mostra, registrada por Milton Santos, fotógrafo da Universidade Federal de Uberlândia, reúne artefatos plumários pertencentes ao acervo do Museu. Segundo Lídia Meirelles, coordenadora do Museu a exposição procura expressar algumas particularidades estéticas, evidenciando as referências identitárias, o domínio sobre a técnica e a diversidade de matéria-prima utilizada. “O objeto plumário é produzido, em grande parte, pelos homens e não é simplesmente um adorno. Ele carrega elementos de caráter simbólico, que diz muito sobre a importância, o prestígio e a identificação de seu portador e do grupo o qual pertence”, ressalta a coordenadora.  A formação do acervo do Museu do Índio teve início com as primeiras doações feitas por pessoas da comunidade em 1986, seguidas de aquisições feitas pela UFU. Suas coleções são compostas por objetos de diversas tipologias, como: objetos mágicos e lúdicos, cerâmica, trançados, plumária e armas, pertencentes a, aproximadamente, 80 grupos indígenas distintos.   O Museu do Índio fica localizado na Rua Vitalino Rezende do Carmo, 116, Bairro Santa Maria. A exposição fotográfica poderá ser visitada das  8:00 às 12:00 e de 13:30 às 17:30 horas. As visitas de grupos devem ser agendadas com antecedência, pelos telefones: 3236 3707, 3224 3526 no período da tarde. Cerca de 35 escolas já se encontram pré-agendadas desde fevereiro deste ano.