Pular para o conteúdo principal

Professores lançam livros em evento acadêmico

Data de Publicação: 04/07/2013 - 11:00

Por Marco Cavalcanti

Atividades fizeram parte da II Semana de História
Ricardo Nogueira (colaborador) Durante a II Semana de História, realizada de 26 a 28 de junho, no campus Pontal, houve o lançamento de livros escrito e/ou organizados por professores da FACIP/UFU.      Sobre o tema educação, “Grupos escolares na modernidade mineira – Triângulo e Alto Paranaíba”, organizado pelos professores Betânia Laterza e Sauloéber de Souza, do curso de Pedagogia, e por José Carlos Araújo, da UNIUBE – Universidade de Uberaba, propõe uma reflexão histórica de instituições de ensino mineiras. Ainda sobre o mesmo tema, os professores Astrogildo da Silva Júnior, do curso de História, e Selva Guimarães, da FACED – Faculdade de Educação, apresentaram a obra “Ser jovem no Brasil: trajetórias juvenis no campo e na cidade”, que traz uma contribuição aos estudos sobre os processos de construção das identidades juvenis. Ângela Teles, professora e coordenadora do curso de História da FACIP/UFU, lançou o livro “Ozualdo Candeias na boca do lixo - A estética da precariedade no cinema paulista”, obra que descortina a obra de Ozualdo Candeias, cineasta que problematizou temas cruciais para o país de forma inovadora, criando efeitos estéticos que desconstruíam as linguagens cinematográficas com as quais o espectador brasileiro estava habituado, provocando sua reflexão. Também foram lançados os livros “Nelson Rodrigues: o fracasso do moderno no Brasil” de Alexandre Godoy, da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, e “Ontem ao luar: o cotidiano boêmio da cidade de Uberlândia (MG) nas décadas de 1940 a 1960” de Júlio César de Oliveira, do programa de mestrado em Direito Público da UFU. Durante o lançamento, a FACIP/UFU, por intermédio das professoras Betânia Laterza e Dalva Oliveira, Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, homenageou o advogado tijucano Hélio Benício de Paiva, falecido este ano, por suas significativas contribuições às pesquisas de História e História da Educação.    

A11y