UFU concede título de Doutor Honoris Causa a Juarez Altafin, ex-reitor

Data de Publicação: 08/07/2013 - 12:19

Por Marco Cavalcanti

Cerimônia de titulação será realizada no dia 26 de julho
Marco Cavalcanti A UFU vai entregar, no dia 26 de julho, o título de Doutor Honoris Causa ao ex-reitor da instituição, Juarez Altafin. A solenidade de titulação será realizada às 20 horas, no anfiteatro do bloco 3Q, no Campus Santa Mônica. O título foi outorgado pelo Conselho Universitário em 22 de fevereiro deste ano. Conforme o estatuto da Universidade o título de Doutor Honoris Causa, é concedido à personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol da cultura, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. Mineiro de Uberlândia, Juarez Altafin nasceu em 1922 e se formou na então Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, em 1949. Foi Promotor de Justiça em Estrela do Sul e Cabo Verde, municípios de Minas Gerais; Juiz de Direito nas comarcas de Cabo Verde, Monte Alegre de Minas e Prata (MG) e Juiz Presidente da Junta de Conciliação e Julgamento da Justiça do Trabalho, de Uberlândia (Poder Judiciário da União). Juarez Altafin também foi Desembargador Federal do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (aposentado em 1977). Na Universidade, lecionou na área de Direito, foi Diretor de Faculdade, vice-reitor e o primeiro reitor (1971-1975) da então Universidade de Uberlândia, a UnU, que deu origem à UFU. Em 1992, se aposentou. Como escritor, a partir de 1980, publicou 12 obras que abordam, principalmente, temas do Direito e da Educação. Entre elas, o livro “O Cristianismo e a Constituição”, referência na área jurídica.   Em 1981 recebeu, do Ministério da Agricultura, o título de “Produtor Modelo”, pelo seu desempenho no setor agropecuário. Atualmente o ex-reitor é membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP/UFU, órgão que ajudou a fundar.