UFU faz pesquisa para definir modelo de bicicletário

Data de Publicação: 10/07/2013 - 14:43

Por Marco Cavalcanti

Formulário eletrônico fica disponível até o dia 15 de julho
Marco Cavalcanti A Prefeitura Universitária está fazendo uma pesquisa junto à comunidade universitária para identificar as necessidades e prioridades das pessoas na utilização de bicicletas como meio de transporte para se deslocarem até à UFU. As informações vão ajudar na elaboração de um projeto para implantação de bicicletários em todos os campi da instituição. A previsão é a de que até o fim do ano um estudo preliminar esteja concluído para ser apresentado à Reitoria. O trabalho é realizado em conjunto por duas diretorias da Prefeitura Universitária: a Diretoria de Infraestrutura (DIRIE) e a Diretoria de Sustentabilidade Ambiental (DIRSU), em parceria com o Instituto de Geografia. A coordenação está a cargo da Arquiteta Elaine Calderari, gerente de projetos de infraestrutura e do Geógrafo, Eunir Augusto Reis, gerente de planejamento e gestão ambiental, sob orientação do Professor Sylvio Luiz Andreozzi, do Instituto de Geografia. A partir do formulário, a equipe tentará identificar quais são os principais motivos que impedem o uso das bicicletas. “O objetivo é criar um modelo para incentivar de fato a troca do automóvel individual por bicicletas”, afirma Calderari. A implantação de bicicletários na UFU visa incentivar o uso de bicicletas para amenizar problema de falta de vagas nos estacionamentos, minimizar a emissão de gases de efeito estufa, diminuir o uso de combustíveis fósseis e estimular a prática de exercícios físicos.   O formulário eletrônico está disponível no endereço https://docs.google.com/forms/d/1Q9MnlJEzNSh2ZzGwRn8sKA6GwqX87RhatUMpAa… até a próxima segunda-feira, 15 de julho.