Agência Intelecto tem programa aprovado no MEC

Data de Publicação: 30/07/2013 - 14:58

Por Marco Cavalcanti

Foram aprovados R$ 148.213,02 para inovação tecnológica na região pelo edital ProExt
Cíntia Sousa A Agência Intelecto, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), teve o programa “Ampliação do modelo de gestão da Agência Intelecto”, aprovado pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt), do Ministério da Educação (MEC).   O programa aprovado pertence à linha temática Ciência, Tecnologia e Inovação para a inclusão social e será coordenado pelo professor Marcelo Emilio Beletti, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação. O foco da proposta é a proteção do conhecimento e transferência de tecnologia em instituições de ensino públicas com a extensão voltada para a inovação tecnológica da região. Os recursos aprovados, no valor de R$ 148.213,02, serão aplicados em ações a serem realizadas no ano de 2014, que tenham como tema a inovação, a proteção do conhecimento e o empreendedorismo. O ProExt é um programa do MEC e tem como objetivo apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Agência Intelecto A Agência Intelecto é vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP) da UFU e tem como diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia o professor Foued Salmen Espíndola. Criada em 2005, com o nome Núcleo de Apoio a Patentes e à Inovação, com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).  Em 2006, com a institucionalização do núcleo, passou a ser denominada Agência Intelecto. A Agência Intelecto tem como missão promover e cuidar da proteção legal do conhecimento gerado na UFU, além de estimular e orientar a transferência da tecnologia protegida para o setor produtivo. Ela está situada na Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Reitoria - 1º Piso, Campus Santa Mônica Uberlândia-MG. Telefones para contato: (34) 3239-4977/(34) 3239-4978.