UFU promove IV Seminário PIBID

Data de Publicação: 01/08/2013 - 13:52

Por Marco Cavalcanti

Evento terá participação do Museu Ponto
  Eliane Moreira A Pró-Reitoria da Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (PROGRAD/UFU) promove o IV Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): Integração de Projetos. Em Uberlândia, a atividade será de 6 a 13 de agosto, no campus Santa Mônica e de 11 a 14 de agosto, no campus Pontal. A atividade terá a participação do Museu Ponto, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante o Seminário, as diferentes áreas de conhecimento que compõem o PIBID estarão reunidas em grupos de trabalhos. O objetivo é promover a integração do conhecimento, desenvolvido pelos 36 subprojetos distribuídos nos campi de Uberlândia e Ituiutaba. De acordo com a professora Renata Oliveira, uma das coordenadoras do Programa, “Os bolsistas PIBID e seus convidados realizarão diversas atividades para a socialização, discussão e divulgação dos trabalhos realizados”, explica. O PIBID na Universidade Federal de Uberlândia completa, este ano, cinco anos de trabalhos que visam à qualificação e incentivo à carreira de professor e o estreitamento dos laços entre a Universidade e a Educação Básica, por meio da valorização do trabalho docente. Atualmente são desenvolvidos 25 projetos em 29 escolas de Uberlândia e 13 projetos no Pontal. O Pibid é realizado por estudantes dos cursos de licenciatura da UFU, por meio de atividades didático-pedagógicas, sob a orientação de professores das escolas públicas de educação básica, parceiras do programa.   Museu Itinerante Ponto Nesta edição, o Programa realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino e as 29 escolas que atendem ao PIBID, promoverão a visitação ao Museu Itinerante Ponto UFMG. A unidade móvel ficará no estacionamento da Reitoria do Campus Santa Mônica de 6 a 10 de agosto e disponibilizará à comunidade, exposições interativas . De 11 a 14 de agosto será a vez do Campus do Pontal, em Ituiutaba, receber a visita do Museu. “O objetivo dessa visita, além de promover a formação docente de qualidade para os bolsistas PIBID e demais estudantes de licenciatura da UFU, é contribuir para a difusão da ciência e da tecnologia nas escolas de educação básica de Minas Gerais, ampliando, entre estudantes e professores, a compreensão dos meios de produção científica e sua relação com a educação e a cultura”, ressalta Renata Oliveira. O Museu Ponto viaja por Minas Gerais e outros estados brasileiros, levando ciência  e tecnologia às cidades do interior. É um Projeto de Extensão da UFMG, inaugurado em julho de 2012. É pioneiro no Brasil, em sua maior parte, estruturado no interior de um caminhão-baú que também transporta materiais e artefatos para montagem de exposições e oficinas externas.