Livro Essencial Celso Furtado é lançado nesta quinta, 8/8

Data de Publicação: 05/08/2013 - 11:18

Por Marco Cavalcanti

Publicação aborda as quatro linhas essenciais de pensamento do economista
Ana Beatriz Tuma O livro Essencial Celso Furtado será lançado nesta quinta-feira, 08/08, às 18h30, no auditório D do bloco 5 O, campus Santa Mônica. A publicação mostra as quatro linhas essenciais no pensamento do economista Celso Furtado. As 528 páginas foram organizadas por Rosa Freire D’Aguiar, viúva de Furtado, que faleceu em 2004. O evento terá uma mesa de debate de lançamento com a presença do vice-reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professor do Instituto de Economia (IE-UFU), Eduardo Nunes Guimarães, do presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) e docente do IE-UFU, Niemeyer Almeida Filho, e do autor do prefácio do livro e professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR - UFRJ), Carlos Antônio Brandão. A mediação será feita por Soraia Aparecida Cardozo, professora do IE-UFU. A mesa de debate tem como público-alvo os professores e alunos da área de Ciências Sociais Aplicadas. Não é preciso fazer inscrição antes do evento. Sobre Celso Furtado Nasceu em Pombal, na Paraíba (PB), em 1920. Estudou direito na Universidade do Brasil e fez doutorado em economia na Universidade de Paris. Ele foi diretor, no período de 1949-1957, da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), no Chile. Criou a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Foi o primeiro ministro do Planejamento do Brasil, de 1962 a 1963, e ministro da Cultura do Brasil, de 1986 a 1988. Lecionou economia nas universidades de Paris-Sorbonne, Yale, Columbia, American University e Cambridge. Faleceu no Rio de Janeiro em 2004.