Professor do Instituto de Filosofia publica livro sobre Rousseau

Data de Publicação: 08/08/2013 - 11:41

Por Marco Cavalcanti

Obra discute a vida e pensamentos do filósofo francês
Augusto Ikeda O professor do Instituto de Filosofia da UFU, José Benedito de Almeida Júnior, acaba de publicar o seu segundo livro, “Como ler Jean-Jacques Rousseau”, pela Editora Paulus, de São Paulo. O livro é dividido em duas partes: A primeira fala a respeito da vida do filósofo francês, e explica como as diversas situações que ocorreram em sua vida influenciaram suas obras. Já a segunda trata da elaboração de seus conceitos e argumentos e a articulação de seu pensamento nas obras “O discurso da origem da desigualdade entre os homens”, “Do contrato social”, “Júlia, ou a nova Heloísa” e “Emílio, ou da educação”. Almeida Júnior afirma que o livro foi trabalhoso, pois a intenção era escrevê-lo para um público geral, e não apenas para pessoas ligadas à filosofia, já que outras áreas das ciências humanas também precisam conhecer as obras e pensamentos do filósofo. Este é o segundo livro escrito pelo professor. O primeiro se chama “Educação e Política em Jean-Jacques Rousseau”, publicado pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu).