Aula Inaugural da Pós-graduação em História é dia 21/08

Data de Publicação: 19/08/2013 - 09:29

Por elianemoreira@dirco.ufu.br

Tema aborda os intelectuais brasileiros e argentinos e o contexto cultural de transição democrática nesses países
Ana Beatriz Tuma   O Programa de Pós-graduação em História (PPGHIS) realiza Aula Inaugural com o tema: “Intelectuais brasileiros e argentinos e o contexto cultural de transição democrática nos dois países”, no dia 21 de agosto, às 19h no anfiteatro G, bloco 5 O, campus Santa Mônica. Segundo a coordenadora do Programa, Kátia Rodrigues Paranhos, o objetivo da aula é “a abertura do segundo semestre 2013, proporcionando aos alunos o contato com diferentes perspectivas históricas e o debate acadêmico”. A palestrante é a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Cláudia Wasserman. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Não é necessário fazer inscrição para participar. Sobre Cláudia Wasserman: Formou-se em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1981 e concluiu o mestrado, também em História, na mesma Universidade em 1991. Cursou doutorado em História Social, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1998. É Coordenadora Adjunta da área de História na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa Estudos Americanos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica (CNPq). Em 2008, foi professora convidada na Universidade de Estocolmo. Atua nas áreas de história latino-americana e brasileira, trabalhando com os temas: história contemporânea do Brasil e da América Latina, historiografia latino-americana, identidade nacional, questão nacional, movimentos sociais e história intelectual latino-americana e brasileira.