Ex-professora da UFU Shirley Paes Leme é tema de livro

Data de Publicação: 12/09/2013 - 14:22

Por Marco Cavalcanti

Publicação reúne sua obra, ensaios e críticas
Augusto Ikeda (Estagiário de graduação) A ex-professora da UFU, Shirley Paes Leme, é tema de um livro que reúne seus trabalhos, obras, ensaios e críticas, organizado pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Tadeu Chiarelli. O lançamento acontece nesta sexta-feira, dia 13, das 19h às 21h30, na Cafeteria Vozzuca, localizada na Rua Carajás, 384, Bairro Fundinho. "O livro traz a minha trajetória de 38 anos de minha atividade profissional em arte visuais. O Dr. Tadeu Chiarelli, atual diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP, trabalhou durante muitos anos ao traçar um olhar cuidadoso sobre meu percurso artístico. O livro contém vários ensaios de muitos críticos nacionais e internacionais.", conta a artista. Sobre Shirley Paes Leme: Nascida em 1955, iniciou em 1975 sua formação artística no curso de Belas-Artes da UFMG e foi aluna de Amílcar de Castro. Entre 1981 e 1986 viajou para diversos países; estudou na Universidade do Arizona em 1983, no Instituto de Arte de San Francisco e na University of California, Berkeley, em 1984.  Em 1986, obteve o título doutora em Artes na J.F.K. University, Berkeley. Foi bolsista da Fundação Fullbright de 1983 a 1986. Executa desenhos, intervenções, performances e instalações. Tem recebido vários prêmios nos principais salões brasileiros e norte-americanos. Realiza exposições individuais no Brasil e no exterior. É Professora aposentada da Universidade Federal de Uberlândia.