Bacharelado em Geografia defende a 500ª monografia

Data de Publicação: 24/09/2013 - 11:04

Por Marco Cavalcanti

Curso está completando 23 anos de criação
Marco Cavalcanti O curso de bacharelado em Geografia da UFU completa, em 2013, 23 anos de criação. Marcando a comemoração, foi defendida, neste mês de setembro, a 500ª (quingentésima) monografia do curso. Com o título “Deslocamentos compulsórios no meio rural em função da construção da Hidrelétrica de Nova Ponte”, a monografia é de autoria do discente Gabriel Martins Diniz, sob orientação do professor Vicente de Paulo da Silva. O curso de bacharelado foi autorizado em 1988 pelo Conselho Universitário/UFU e teve seu funcionamento iniciado em 1990. “No entanto, o curso de Licenciatura Plena data do ano de 1971, quando era ofertado pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia. Em 1978, com o processo de federalização, o curso passou para a responsabilidade da UFU”, explica o professor Marcelo Chelotti, coordenador do curso. “Destacamos, ainda, que o curso de Geografia tem sido bem avaliado pelo ENADE [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes]. A consolidação do curso foi reconhecida pelo Ranking Universitário Folha (2013), em que classificou o curso da UFU entre os cinco melhores do Brasil no quesito qualidade de ensino”, afirma Chelotti. Em 1997 foi aprovado o Programa de Pós-graduação em Geografia, com a primeira turma de mestrado iniciando no ano seguinte, sendo que a primeira defesa de mestrado ocorreu em 2000. Atualmente o Programa conta também com o doutorado e tem, como área de concentração, a Geografia e Gestão do Território.