Projeto apoiado pela UFU é premiado em feira internacional

Data de Publicação: 25/09/2013 - 14:00

Por elianemoreira@dirco.ufu.br

Evento aconteceu na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, de 13 a 19 de setembro
Augusto Ikeda (Estagiário de graduação) O projeto “O uso do kinect no controle de estruturas robóticas”, elaborado por estudantes do IFTM Campus Ituiutaba, com apoio da UFU, foi apresentado e premiado na Expo Science International, feira que reúne jovens cientistas do mundo todo. A edição deste ano aconteceu na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, de 13 a 19 de Setembro. O projeto já foi premiado na segunda edição da Mostra de Ciência e Tecnologia de Ituiutaba (Mocti), evento que é promovido pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pontal (Facip), e coordenado pelo professor Adevailton Bernardo dos Santos. Ele consiste em utilizar o sensor de movimento do Kinect (acessório do videogame Xbox 360, que capta os movimentos corporais do jogador) para mover um braço robótico. Santos, docente do curso de Física/Facip, se mostra bastante satisfeito com os resultados do projeto: “É muito gratificante. Primeiro por que o Campus Pontal tem pouco tempo de vida, então ver um projeto deste premiado em uma feira internacional é muito importante. E segundo porque a Universidade cumpre o seu papel com a sociedade”, afirma. A Mostra de Ciência e Tecnologia de Ituiutaba é um evento que tem como finalidade a exposição e divulgação de trabalhos e projetos de pesquisa realizados por estudantes do ensino básico das escolas públicas e particulares da cidade. A terceira edição da Mocti acontece nos dias 29 e 30 de Outubro. As inscrições devem ser feitas até a próxima segunda-feira, 30/09. Clique aqui para fazer sua inscrição.