Novo curso de Graduação na UFU

Data de Publicação: 30/09/2013 - 12:05

Por Marco Cavalcanti

UFU lançará curso de licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, tendo a Libras como língua de Instrução
  Jussara Coelho Foi aprovada, pelo Conselho Universitário (Consun), a criação do curso de graduação em Letras:  habilitação em Língua Portuguesa com domínio de Libras. Serão oferecidas 30 vagas, no período matutino, para toda comunidade. O curso será oferecido pelo Instituto de Letras e Linguística (Ileel) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Santa Mônica. As vagas estarão disponíveis no edital do processo seletivo para o primeiro semestre de 2014. Há mais de dez anos, a língua brasileira de sinais (Libras) passou a ser reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Segundo a relatora do projeto, Lázara Cristina da Silva, observa-se maior inclusão de pessoas com deficiência auditiva nas escolas, porém há carência de profissionais com domínio da Língua Brasileira de Sinais. Para a relatora, a aprovação do curso é parte do processo de organização do sistema nacionalvde ensino inclusivo.