Abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Uberlândia

Data de Publicação: 17/10/2013 - 08:26

Por Cíntia Sousa

Acontece na segunda-feira (21)
Informações Instituto de Física A cerimônia oficial de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Uberlândia, será na próxima segunda-feira (21), às 16 horas, no Teatro Rondon Pacheco, com a apresentação da peça teatral “Os Saltimbancos”, interpretada pelo grupo Emcantar. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos durante a XVIII Feira Ciência Viva, que acontece nesta sexta-feira (18) e sábado (19), das 8 às 18 horas, no bloco 5R, no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).   Os Saltimbancos  “Os Saltimbancos” é a história de quatro animais e suas aventuras. Inspirado no conto “Os Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, o musical traz canções que viraram clássicos e deram a origem ao disco lançado em 1977, com participação de Nara Leão, MPB-4 e Chico Buarque. A trama se desenvolve a partir da história de um jumento que, cansado de tanto ser explorado por seu patrão, além de não pagar pelo trabalho duro, ainda o humilha, resolve fugir e ir para a cidade. No meio do caminho, encontra um cachorro perdido, que resolve seguir viagem junto com ele. Andando mais um pouco, encontram uma galinha, que também fugiu... E, para finalizar, agregou-se ao grupo uma gata, que tinha sido expulsa de casa, pois resolveu cantar com os gatos da rua. Durante a viagem, muitos são os desafios. Os animais aprendem várias lições juntos, e, ao final da história, alcançam seus sonhos e reforçam o sentimento de amizade e esperança entre si. Na versão apresentada pelo Emcantar, sete artistas encenam, cantam, tocam e brincam a história desses animais e de seus barões nessa aventura de ser um saltimbanco.   Semana Nacional de Ciência e Tecnologia A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será realizada em todo o Brasil de 21 a 27 de outubro, com o tema central “Ciência, Saúde e Esporte”. Pela quinta vez consecutiva, Uberlândia participa do evento e neste ano traz novidades. A programação da Semana será antecipada e estendida, ocorrendo de 15 a 31 de outubro. “Devido à grande demanda de atividades, optamos por aumentar o número de dias de realização da Semana. Acreditamos que, dessa forma, o público terá maior oportunidade de participação”, diz Sílvia Martins, coordenadora da SNCT em Uberlândia.   Breve histórico A SNCT é promovida anualmente em todo o país, desde 2004, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia. Em Uberlândia, a Semana foi lançada em 2009, por iniciativa da Diretoria de Comunicação Social (Dirco) e do Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), do Instituto de Física (Infis), da UFU, envolvendo instituições públicas e particulares da cidade. Em 2010, o município de Uberlândia liderou a maior mobilização do Estado de Minas Gerais, com a realização de 467 atividades, ocupando o terceiro lugar entre os municípios brasileiros, segundo registros do MCTI. Em 2011 e em 2012, a Semana teve um acréscimo tanto em quantidade de atividades oferecidas quanto em número de público participante. Neste ano, a Semana é uma realização da UFU, da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM Campus Uberlândia), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex/UFU). Confira toda a programação, com os locais e horários no blog: www.sctuberlandia.blogspot.com. Mais informações podem ser obtidas com a professora Sílvia Martins, pelo telefone (34) 3230-9517.