Equipe da UFU é finalista do Programa Mineiro de Empreendedorismo

Data de Publicação: 01/11/2013 - 08:28

Por anabeatriz@cs.ufu.br

Estudantes concorrem com Biopolen, um software amigável para a agricultura
Renata Neiva Um software que ajuda o agricultor a preservar o meio ambiente e a melhorar a produção em culturas de polinizadores. Esta é a função do Biopolen, desenvolvido por quatro alunos de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Adalberto Caldeira Brant Filho, Camila Nonato Junqueira, Giordano Bruno Santos Ferreira e Walter José da Silva. O Biopolen é um dos 11 finalistas do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação. Nesta fase, os concorrentes produziram um vídeo para apresentar suas tecnologias. Os cinco mais votados chegarão à fase final, realizada este mês, em Belo Horizonte. Conheça os finalistas no site: http://empreender.simi.org.br/site/?page_id=1109 O Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação é uma iniciativa do Governo de Minas para fortalecer a cultura de inovação nas universidades e centros de pesquisa mineiros. O programa é realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi). Nesta edição, participam nove instituições de pesquisa. O cronograma incluiu um torneio composto de cinco fases. Os estudantes têm a oportunidade de realizar práticas de aprendizado sobre empreendedorismo e inovação, transformando uma ideia em um Plano de Inovação. A UFU participa do programa por meio da Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia. Biopolen O software Biopolen é uma plataforma que realiza diagnóstico dos serviços de polinização em cultivos agrícolas, estimando produção ótima por meio de dados ecológicos. A ferramenta trabalha o georreferenciamento da plantação e localização dos agentes da polinização (abelhas) e tem a finalidade de propor planos de manejo de polinizadoras que proporcionem a conservação da biodiversidade e o incremento de produção agrícola. A finalidade é combinar análises espaciais, riqueza de polinizadores e produção agrícola com interface amigável. Os dados são colhidos via satélite e implantados diretamente na área do produtor.