Instituto de Geografia debate manifestações de Junho

Data de Publicação: 05/11/2013 - 08:52

Por anabeatriz@cs.ufu.br

Colóquios radicais: cidade, cidadania, rebeldia... interroga caminhos e descaminhos do Brasil
Renata Neiva Integrantes do Laboratório de Geografia e Educação Popular (Lagepop) do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizam encontros que buscam promover estudos, reflexões, interrogações e diálogos sobre caminhos e descaminhos do Brasil-Brasis. Nesta primeira etapa, o Colóquios radicais: cidade, cidadania, rebeldia... tem quatro encontros. O primeiro ocorreu em outubro. Os próximos estão marcados para os dias 12 e 26 de novembro e 10 de dezembro, a partir das 19 horas, no Bloco 1H - Sala 14, Campus Santa Mônica. As vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas por email: falcao@ufu.br e falcao@folha.com.br (informe telefone, CPF, atividades que desenvolve e idade). A ideia é reunir a comunidade universitária e demais interessados da comunidade externa. Segundo o professor Falcão Vasconcellos, “os caminhos e descaminhos do Brasil-Brasis foram, de certa forma, retratados nas Jornadas Invernadas (no Sul-Sudeste) de Junho de 2013, quando afloraram veementemente facetas quanto à extrema precariedade do transporte popular, do desastre da educação e da saúde pública, da ‘ditadura’ da grande imprensa sem controle social, do não cumprimento da função social da cidade e da propriedade urbana, da desfaçatez de parte expressiva dos políticos, entre outras”. Para Falcão Vasconcellos, é importante debater sobre o “espírito crítico” que, segundo o professor e crítico literário Roberto Schwarz, “esteve fora de moda, para não dizer excluído da pauta, e teve agora a oportunidade de renascer”. Schwarz diz ainda que “a energia dos protestos recentes, de cuja dimensão popular ainda sabemos pouco, suspendeu o véu e reequilibrou o jogo”. Após o término dos encontros, os integrantes dos Lagepop avaliarão a necessidade de dar continuidade às discussões.