MUnA debate gestão e pesquisa em museus

Data de Publicação: 18/11/2013 - 14:08

Por Cíntia Sousa

Diretor e curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo são os convidados
Cíntia Sousa (estagiária de graduação) O Museu Universitário de Arte (MUnA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza no dia 25 de novembro, às 19h, o 1º Colóquio Gestão e Pesquisa em Museus de Arte. O tema será “Ações da Pinacoteca do Estado de São Paulo”. Os palestrantes convidados são a curadora-chefe da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Valéria Piccoli, e o diretor da instituição, Ivo Mesquita. O Colóquio é aberto à comunidade, em especial a estudantes, pesquisadores, profissionais e interessados em museus, centros culturais e galerias de arte. O evento discutirá questões sobre a administração e a pesquisa em instituições de arte, com foco na Pinacoteca do Estado de São Paulo. As inscrições devem ser feitas até 22 de novembro por e-mail (secretaria@muna.ufu.br) ou por telefone (3231-9121), das 8h30 às 17h. É preciso informar nome completo, números do RG e CPF, e-mail e telefone de contato.  O evento é gratuito e as vagas são limitadas. O encontro é uma parceria do Muna com a Diretoria de Cultura (Dicult), a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex) e o Núcleo de Pesquisa em Artes Visuais (NUPAV) do Curso de Artes Visuais da UFU.   Sobre os palestrantes Ivo Mesquita dirige a Pinacoteca do Estado de São Paulo desde 2012. Coordenou a área de Pesquisa em História e Crítica de Arte da Pinacoteca, entre 2007 e 2012. Dirigiu o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo de 2000 a 2002. Foi curador da 28ª Bienal de São Paulo (2008), entre outras atuações e curadorias no Brasil e no exterior. Valéria Piccoli é curadora-chefe da Pinacoteca do Estado de São Paulo e pesquisadora da arte brasileira dos séculos XIX e XX. Foi curadora das exposições Facchinetti no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio (2004), Les peintres voyageurs romantiques au Brésil, em Paris (2005), e Terra Brasilis, no festival Europalia de Bruxelas (2011).