Projeto oferecerá atendimento oftalmológico e odontológico a alunos de escolas públicas

Data de Publicação: 20/11/2013 - 14:49

Por Marco Cavalcanti

Iniciativa faz parte do projeto "Consultórios Itinerantes", criado pelo Ministério da Educação e hospitais universitários
Cristiane Guimarães O Hospital de Clínicas de Uberlândia da UFU (HCU-UFU) em parceria com a prefeitura municipal irá oferecer atendimento oftalmológico e odontológico aos alunos das escolas públicas de Uberlândia. A iniciativa faz parte do projeto "Consultórios Itinerantes", criado pelo Ministério da Educação junto com o Sistema de Hospitais Universitários Federais. A solenidade de abertura será nesta sexta-feira, dia 22 de novembro, às 14h, na Escola Municipal Hilda Leão Carneiro, localizada na Rua Gamela, 220, bairro Morumbi. O HCU-UFU recebeu uma carreta e três contêineres e aguarda a chegada de mais um. No contêiner da oftalmologia serão dois consultórios e um laboratório óptico, já o da odontologia conta com dois consultórios, ambos totalmente equipados. As unidades móveis vão prestar assistência aos estudantes atendidos pelo Programa Saúde na Escola e cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado. A primeira escola a receber atendimento será a Escola Municipal Hilda Leão Carneiro, situada no bairro Morumbi. Cerca de dois mil alunos poderão fazer consultas e exames para diagnosticar precocemente doenças, além de obterem informações sobre prevenção e receber óculos gratuitamente. De acordo com o Ministério da Saúde, os consultórios itinerantes irão beneficiar alunos de escolas de 20 Estados. Ao todo serão disponibilizados 37 veículos, com até dois consultórios oftalmológicos e 34 caminhões com consultórios odontológicos. O projeto proporcionará uma assistência qualificada à população, de acordo com as políticas nacionais de saúde e de educação, possibilitando um novo cenário de ensino-aprendizagem para a formação de profissionais de saúde. Exames Os consultórios itinerantes realizarão exames clínicos e laboratoriais para detecção precoce de doenças como catarata, glaucoma, presbiopia, problemas de refração, entre outros. Na área odontológica, serão oferecidos procedimentos como extração, restaurações e limpeza.