Logotipo do ICBIM é definido em concurso

Data de Publicação: 20/12/2013 - 13:30

Por Marco Cavalcanti

Vencedora cursa Biomedicina na UFU
Foto (da esquerda para a direita): Roberto Bernardino Júnior (diretor do ICBIM), Paula Neves (vencedora do concurso), Edmar (representante da Tecsteel - Construções Metálicas Ltda., doadora do prêmio) e Marina Ramos (presidente da comissão promotora e julgadora do concurso).   O Instituto de Ciências Biomédicas (ICBIM) da UFU já tem um logotipo próprio. A imagem, de autoria de Paula Cristina Brígido Carvalho Neves, foi escolhida a partir de um concurso aberto a toda a comunidade, cujo resultado foi divulgado no dia 11 de dezembro. Paula Neves cursa Biomedicina na UFU e recebeu, como premiação, um tablet. Cada candidato pôde inscrever-se com até dois trabalhos. O processo de escolha teve início devido à necessidade do instituto de timbrar ofícios e outros documentos com uma identificação que representasse o órgão de uma forma mais específica em menos generalista do que a logo da UFU.  “A busca de uma identidade que nos personificasse como Unidade Acadêmica nos impulsionou rumo à abertura do concurso da logomarca, primeiro passo para confirmar essa identificação e a presença contribuidora do ICBIM na UFU”, destaca a professora Marina Abadia Ramos, presidente da comissão do concurso. O ICBIM O surgimento do Instituto tem um histórico marcado por um processo evolutivo cujas as raízes remontam desde a fundação da própria universidade que se inicia com antigo Centro de Ciências Biomédicas (CEBIM) composto pelos departamentos de Morfologia, Ciências Fisiológicas e Patologia. Após mudanças estruturais administrativas concluídas no ano 1999 foram criadas as Unidades Acadêmicas (UA) surgindo no ano 2000 o Instituto de Ciências Biomédicas – ICBIM abrigando disciplinas que se aproximavam por características de conteúdo ministrado. O ICBIM é composto por três áreas: ARIMP (área de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia) abrangendo as disciplinas de Imunologia, Microbiologia, Virologia e Parasitologia; ARFIS (área de Ciências Fisiológicas) respondendo pelas disciplinas de Biofísica, Farmacologia e Fisiologia; e ARMOR (área de Morfologia) formada pelas disciplinas de Anatomia Humana, Histologia, Biologia Celular e Embriologia. Além das disciplinas ministradas aos diferentes cursos de Graduação, o ICBIM oferece o curso de Bacharelado em Biomedicina e possui programas de pós-graduação nas áreas de Imunologia e Parasitologia Aplicadas (PPIPA) e Biologia Celular e Estrutural Aplicadas (PPGBC).