Uberlândia sediará diversos eventos de robótica em outubro de 2015

Data de Publicação: 17/02/2014 - 11:28

Por Augusto Ikeda

Faculdade de Engenharia Mecânica será a responsável pela organização
Augusto Ikeda (estagiário de graduação) A Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec) da UFU será responsável pela organização da Competição Brasileira de Robótica (CBR), Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), Mostra Nacional de Robótica (MNR) e o Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR), eventos que serão realizados em Uberlândia, em outubro de 2015. Estes quatro eventos, considerados os mais importantes da América do Sul, promovem um ambiente em que professores, pesquisadores, estudantes e profissionais brasileiros e estrangeiros possam conversar e discutir temas relacionados a área da robótica, tecnologia e avanços científicos. Além disso, contam com uma média em torno de 1600 participantes. "A escolha da UFU para sediar estes eventos conjuntos demonstra o esforço e o destaque que nossos alunos, técnicos e docentes têm conseguido na área da robótica. Além disto, os eventos são importantes para disseminar conhecimento e motivar os alunos a ingressarem em nossos cursos tecnológicos. Na cidade de Uberlândia teremos uma semana inteira voltada para apresentação de competições robóticas, abertas ao público, que envolve a utilização de robôs desenvolvidos pelos  estudantes com aplicações cotidianas”, comenta o professor da Femec, Rogério Sales Gonçalves. No final de 2013, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica atingiu o conceito máximo (nota 7) da avaliação trienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desta forma, o curso possui padrão internacional, podendo ser comparado aos melhores do mundo.