Projeto promove ações sobre teatro e educação básica

Fórum será realizado no próximo sábado, 21/03

Publicado em 17/03/2015 às 21:36 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:11

No próximo sábado, 21/03, o curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza o XXIV Fórum de Diálogos entre Educadores de Teatro. No evento, os participantes vão prosseguir com as discussões sobre a escola básica e o desenvolvimento do Portfólio, publicação com textos e imagens das práticas teatrais em sala de aula no ano de 2014.

O fórum é dirigido a professores que desenvolvem a prática teatral no ensino básico (rede pública ou privada) e a estudantes de licenciatura em teatro ou artes. As atividades também são abertas a educadores com trabalhos semelhantes em comunidades ou ONGs.

“É importante esta rede, porque a arte é um componente novo no currículo; fortalece as práticas teatrais dentro do ensino formal”, comenta Vilma Campos, professora do curso de Teatro da UFU. Ela, e a também docente do Teatro, Paulina Caon, coordenam o projeto “Partilhas, Ateliês e Redes de Cooperação – aprendizagens teatrais na escola básica”, no qual o fórum está inserido.

O “Partilhas” nasceu de ações do curso iniciadas em 2006, lembra Vilma Campos. Em 2012 passou a ter o formato atual e, desde 2013, conta com financiamento de agências governamentais, como a Capes e a Fapemig.

Além dos Fóruns de Diálogos entre os Educadores de Teatro, o projeto engloba ações artísticas partilhadas entre as escolas, apoio à Mostra de Teatro Escolar, a elaboração do Caderno de Pesquisa, o Seminário de Ensino e Aprendizagem em Teatro e os Ateliês de Criação Artística.

O Fórum terá início às 14 horas, na Escola Municipal Professora Maria Leonor de Freitas Barbosa, na Rua Cabral de Menezes, 216, Bairro Roosevelt, em Uberlândia. Mais informações podem ser obtidas na secretaria do curso de Teatro da UFU, pelo telefone (34) 3239-4413 e no endereço http://partilhasteatrais.blogspot.com.br/2015/03/xxiv-forum-de-professores-acontece-dia.html.

Nome do Responsável
Curso de Teatro
Local
Escola Municipal Professora Maria Leonor de Freitas Barbosa, na R. Cabral de Menezes, 216, Roosevelt