UFU sedia Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira de Platonistas

Inscrições terminam hoje (06/04)

Publicado em 06/04/2015 às 09:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:11

Lucas Tondini (Estagiário de Graduação)

De 07 a 10 de abril, a UFU irá sediar o XII Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira de Platonistas (SBP), com o tema "O Fédon de Platão". O evento contará com a presença de alguns dos mais destacados estudiosos em nível internacional e nacional sobre o assunto. A escolha pela UFU como local de realização do Simpósio é uma iniciativa que busca interligar, numa grande rede de colaboração e intercâmbio científico, o interior de Minas Gerais a diversos centros de pesquisa brasileiros e estrangeiros, dedicados àquele momento da História do pensamento filosófico.

O tema escolhido para o Simpósio evidencia e reforça a importância estratégica da ocasião para os estudos platônicos: “O Fédon de Platão”, um dos textos de maior impacto cultural em toda a história da cultura ocidental; uma parte do seu corpus escrito na qual convergem variados temas, numa síntese magistral cuja construção define, de modo emblemático, o extraordinário poder especulativo e a atividade de escritor de Platão.

Centenas de pesquisadores brasileiros terão a possibilidade de estabelecer contato acadêmico com estudiosos que se encontram na linha de frente da produção científica na área e, até mesmo, de preparar iniciativas conjuntas e processos de colaboração fundamentais para o aperfeiçoamento de suas habilidades formativas.

O evento ainda servirá como preparação aos estudiosos brasileiros que planejam a formação de um grupo de trabalho, que representará o país no próximo Simpósio da International Plato Society (IPS) – da qual a SBP é membro institucional –, em Brasília (DF), no ano de 2016.

As inscrições terminam hoje (06/04) e devem ser realizadas através do link (clique aqui). O valor  é  R$20,00. O evento acontecerá no anfiteatro do bloco 3Q, no campus Santa Mônica. A programação completa pode ser acessada através do link http://platao.org/xii-simposio-internacional-da-sbp.

Nome do Responsável
Instituto de Filosofia