Faculdade de Educação e Instituto de Ciências Sociais promovem exibição de filme

Após apresentação de "A Onda" haverá debate com participantes

Publicado em 11/06/2015 às 11:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:11

Lucas Tondini (Estagiário de Graduação)

Na próxima quarta-feira (17/06), o Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade (GPTES), da Faculdade de Educação (Faced) e do Instituto de Ciências Sociais (INCIS), exibirá o longa-metragem alemão "A Onda". Após a exibição do filme haverá um debate com o objetivo de desenvolver uma consciência crítica e despertar o interesse pela política em jovens universitários e do ensino médio. O debate será feito pelo professor e médico Luís Bustamante, que possui experiência em falar com o público juvenil.

O evento é destinado à comunidade interna e externa. As inscrições devem ser realizadas aqui até o dia 16 de junho. A exibição será realizada às 18h30, no auditório 5O – H. Haverá emissão de certificado.

Sobre “A Onda”

O filme, baseado em uma história real ocorrida em 1967 na Flórida (EUA), conta a história do professor Rainer Wenger, um professor de formação libertária que perde a oportunidade de coordenar uma semana de projetos sobre anarquia em uma escola alemã. Devido a um atraso ele fica responsável por ensinar sobre autocracia. Muitos alunos se inscrevem no projeto devido a presença do professor. Wenger, então, decide por um plano pedagógico onde estabelece uma autocracia na prática. Através das ideias dos alunos ele vai desenvolvendo os pilares de uma autocracia ditatorial e fascista: presença de um líder – personificada no professor; disciplina – todos os alunos precisam de autorização para falar, e, unidade – os estudantes criam um uniforme, um símbolo e um nome para o grupo – “A onda”.

Nome do Responsável
Instituto de Ciências Sociais e Faculdade de Educação