Exibição de documentário sobre ditadura no Brasil

Evento acontece na terça-feira, 01/04

Publicado em 19/03/2014 às 15:22 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:12

No ano de 2014, completam-se 50 anos da instalação do golpe civil-militar no Brasil. Para relembrar esse momento que durou por mais de duas décadas, o Laboratório de Geografia e Educação Popular (Lagepop) do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) exibirá o documentário 1964, Um Golpe Contra o Brasil do diretor Alipio Freire. O evento é gratuito e acontece no dia 01 de abril, às 19h, na sala 1H14, no bloco 1H, no Campus Santa Mônica.

O evento faz parte das atividades do projeto "Colóquios Radicais: Cidade, Cidadania, Rebeldia ...” que tem objetivo promover estudos, reflexões, interrogações e diálogos sobre os caminhos e descaminhos do Brasil-Brasis. Falcão Vasconcellos, professor do Instituto de Geografia e um dos organizadores, ressalta que o evento é uma homenagem a todas as pessoas que lutaram pela liberdade democrática.

Após a exibição do documentário, haverá depoimentos de Humberto Teixeira, professor de geografia da Rede Estadual de Ensino de Uberlândia; Falcão Vasconcellos, professor Instituto de Geografia da UFU; Zaire Resende, médico e ex-prefeito de Uberlândia e Tiago Andrade de Almeida, economista, ex-militante do MR 8 e ex-preso político. Na sequência, acontecerá um diálogo com os participantes.

1964: Um Golpe Contra o Brasil

O documentário, produzido em 2013, retoma a memória do período de conspiração do golpe de estado no País, os primeiros dias da ditadura civil-militar de 1964, contextualiza o golpe no cenário internacional da época e debate seus autores e motivações com as novas gerações de brasileiros. Dirigido por Alípio Freire, preso político entre 1969 e 1974 e que passou pelos corredores do aparelho militar, como a Operação Bandeirantes (Oban) e o Departamento de Ordem Política e Social (Dops). O documentário apresenta depoimentos de militantes que lutaram contra a Ditadura Militar.

Nome do Responsável
Falcão Vasconcellos
Sala 1H14, no bloco 1H, no Campus Santa Mônica.
Data do Evento
01/04/2014