Abertas as inscrições do V Simpósio Internacional Saúde Ambiental para Cidades Saudáveis

Evento acontece na quinta, dia 27 de agosto

Publicado em 24/08/2015 às 10:57 - Atualizado em 15/09/2023 às 16:11

O curso de Gestão em Saúde Ambiental da UFU, juntamente com o programa de pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do trabalhador, a Prefeitura Municipal de Uberlândia e a Universidade de Lisboa, em Portugal, promove na quinta-feira, 27/08, o V Simpósio Internacional Saúde Ambiental para Cidades Saudáveis. O objetivo do evento é discutir e pensar sobre a construção de municípios saudáveis por meio da interseção do tema com outros setores da cidade.

Além de palestras e debates, ao final do simpósio será elaborada a Carta de Uberlândia, um documento com diretrizes formuladas para a construção de uma cidade saudável. A carta posteriormente será enviada para a Prefeitura de Uberlândia e também para a Superintendência Regional de Saúde para que ela seja distribuída para a região.

O professor Samuel do Carmo Lima, coordenador do evento, explica que o conceito de cidade saudável está relacionado a um conjunto de ações que busca olhar a saúde do município e sua população não apenas no sentido de tratar doenças já instaladas, e sim de focar em sua prevenção. "Uma cidade saudável é uma cidade que promove saúde para seus cidadãos, tratar doenças é importante, mas mais importante é impedir que essas doenças aconteçam. É preciso fazer a construção de um território saudável, coordenando meio ambiente, trânsito, saneamento básico, educação, etc.", explana o professor.

Ele conta ainda que a carta redigida no simpósio "vai propor um movimento de construção de uma rede de cidades saudáveis em nossa região, uma rede em que os municípios possam colaborar solidariamente compartilhando informações, experiências exitosas e apoiando umas às outras". Esse movimento já acontece em Portugal e a intenção é criar uma rede local, em parceria com a experiência portuguesa e de outros lugares na Europa.

O evento é gratuito e toda a comunidade está convidada a participar, principalmente estudantes e pesquisadores da área, além de profissionais da saúde. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, por meio do preenchimento de um formulário, disponível na internet. Demais informações podem ser obtidas no grupo do evento no Facebook.

Nome do Responsável
Gestão em Saúde Ambiental