Projeto In Cantus homenageia Edmar Ferretti

Espetáculo no Teatro Municipal de Uberlândia tem entrada franca

Publicado em 26/10/2015 às 16:50 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:11

Homenagem à vida e à obra de uma das mais singulares e inconfundíveis sopranos brasileiras das décadas de 60,70 e 80. Um espetáculo de música clássica e teatro com documentário, depoimentos e convidados especiais interpretando canções do compositor Camargo Garnieri e peças das óperas que marcaram a carreira da soprano Edmar Ferretti.

O espetáculo, permitido a maiores de 12 anos, tem entrada franca. Os convites estarão disponíveis a partir do dia 20/10, das 12h às 18h, na Casa da Cultura (Praça Cel. Carneiro, 89 – Centro) e no Teatro Municipal (Av. Rondon Pacheco, 7070 – Tibery).

Concepção e idealização: Danielle Rocha

Edmar Ferretti

Edmar Ferretti é formada em Canto e Piano pelo Conservatório Heitor Villa-Lobos e em Canto Orfeônico, pela Escola Caetano de Campos (SP). Formou-se atriz na Escola de Arte Dramática da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Especializou-se em Canto e mise en scène em Genebra, na Espanha e em Portugal. Desenvolveu intensa carreira artística como cantora lírica e camerista, no Brasil e no exterior, nas décadas de 60, 70, 80 e nos primeiros 5 anos de 1990, tendo sido considerada por Camargo Guarnieri sua melhor intérprete. Foi a primeira brasileira a executar a Recitante, em Alemão e em Português, da obra Pierrot Lunaire, de A. Schoenberg, em vários teatros de capitais do Brasil. Foi professora titular da Universidade Federal de Goiás, de 1970 a 1990. Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), prestou concurso em 1981, ingressando como professora titular criando a área de Canto, no então DEFOM, e regente titular do Coral da UFU. Deu início ao projeto A ópera no Triângulo, levando à cena, até 2009, treze óperas e inúmeros espetáculos cênico-musicais. Em 25 de junho, após reger o Requiem, de Mozart, recebeu o título de Doutor Honoris Causa conferido pela UFU. De 1981 a 2010, Edmar Ferretti desenvolve intensa atividade artística e pedagógica, coordenando e dirigindo montagens encenadas em Uberlândia, Uberaba, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia e outros centros, assim como administra a Divisão Coral da UFU.

Nome do Responsável
In Cantus