XI Ciclo de Palestras aborda Parasitologia

Encontros começam em abril e vão até julho

Publicado em 22/04/2014 às 11:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:12

Foto: Freeimages

Começa nesta quinta-feira (24/04), o XI Ciclo de Palestras da Sociedade Brasileira de Parasitologia. O evento acontecerá no Bloco 4K do Campus Umuarama, das 7h15 às 8h. O primeiro palestrante será o professor Alexandre Barcelos Morais da Silveira, da área de Anatomia da UFU, que abordará o tema “Alterações estruturais da expressão de neuropeptídeos na constipação intestinal em pacientes chagásicos e não chagásicos”.

A segunda palestra ocorrerá no dia 22 de maio e terá a presença da professora Renata Cristina de Paula, da área de Parasitologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O tema será “Terapêutica da malária: bioprospecção e produtos naturais”.

No terceiro encontro, no dia 5 de junho, o professor de Imunologia da UFU Jair da Cunha Júnior falará sobre “Antígenos encapsulados em lipossomos catiônicos induzem proteção parcial em camundongos experimentalmente infectados com Toxoplasma gondii”.

A última palestra, no dia 3 de julho, terá como tema “Aspectos epidemiológicos da pediculose da cabeça”, com a professora Raquel Borges Moroni, de área de Parasitologia da UFU.

Para receber o certificado do XI Ciclo de Palestras, é preciso comparecer a no mínimo três palestras. Não é necessário fazer inscrição antecipada. Mais informações pelo telefone (34) 3218-2198.

A Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP), responsável pelo ciclo, foi fundada em 1965 e congrega parasitologistas do Brasil e de outros países. O objetivo da instituição é estimular a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico nas áreas de Parasitologia Médica, Veterinária e Agrícola. A representante da Regional do Triângulo Mineiro é a professora Julia Maria Costa Cruz, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFU.

Nome do Responsável
Sociedade Brasileira de Parasitologia (Professora Julia Maria Costa Cruz)
Bloco 4K do Campus Umuarama
Data do Evento