Biologia discute projeto pedagógico

Fórum será realizado de 24 a 26 de outubro

Publicado em 11/10/2016 às 14:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:11

O Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas da UFU será tema de um fórum  organizado pela coordenação do curso do Campus Umuarama. O evento será realizado de 24 a 26 de outubro e tem como propósito refletir e repensar a graduação tendo em vista a formação de biólogos qualificados para diferentes áreas de atuação.

Nos três dias do fórum serão formados Grupos de Discussões, exibidos Painéis, e realizadas conferências e uma mesa redonda. Podem participar representantes de instituições que recebem graduandos e graduados do curso, egressos do curso de Ciências Biológicas, bem como discentes, docentes e técnicos envolvidos com a formação do Biólogo.

Criado em 1970, o curso de graduação é um dos mais antigos da UFU. A partir de 2013, a Licenciatura Plena (implantada em 1987) e o Bacharelado (criado em 1992) passaram a ser oferecidas separadamente para atender à nova regulamentação federal, explica o professor Oswaldo Marçal Júnior, coordenador do curso no Campus Umuarama.

"O Fórum se constitui em mais um momento de reflexão sobre o curso, com vistas ao aprimoramento da estrutura curricular e da excelência acadêmica que buscamos atingir na formação dos nossos alunos. Não é por acaso que o Curso de Ciências Biológicas é um dos poucos cursos da UFU a atingir o conceito 5 no Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes]", comenta Marçal Júnior. "Teremos a oportunidade de debater sobre os avanços alcançados e avaliar as necessidades que o curso ainda tem, de modo a propor novos caminhos e soluções", afirma.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o 16/10 (para quem vai participar também dos grupos de discussões) e até o dia 20/10 (para participação como ouvinte). Caso haja vagas serão aceitas novas inscrições no primeiro dia do evento.

As atividades acontecerão no auditório Dr. Warwick Estevam Kerr, bloco 4K, no Campus Umuarama. O formulário de inscrição está disponível no site do evento: www.evento.ufu.br/forumcienciasbiologicas.

Nome do Responsável
Coordenação do curso de Biologia / Núcleo Docente Estruturante