Medicalização é tema de simpósio na UFU

Evento acontece na sexta-feira, dia 02/12

Publicado em 21/11/2016 às 11:31 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:11

O Instituto de Psicologia e a Escola de Educação Básica, da Universidade Federal de Uberlândia (IP/Eseba/UFU) convidam psicólogos, professores, estudantes dos cursos de Psicologia e de Licenciatura e interessados em geral para o I Simpósio sobre Medicalização. O evento acontece na sexta-feira, dia 02/12, a partir das 13h30, no auditório do bloco 5S, no Campus Santa Mônica.

Com o tema “Medicalização e a vida de todos nós: pensando em ações desmedicalizantes”, o simpósio é uma das ações promovidas pelo Núcleo Uberlândia do Fórum de Medicalização da Educação e da Sociedade, composto por docentes e estudantes do curso de Psicologia da UFU e profissionais da Eseba. O grupo traz discussões acerca do processo de medicalização, isto é, a transformação de questões não médicas em problemas médicos, chamando fatores recorrentes do cotidiano de “doença” e “distúrbio”.

Na programação, estão previstas palestras com os temas “Medicalização e Escolarização: desafios e propostas de intervenção”, “TDAH, dislexia e o processo de escolarização” e “A patologização das diferenças: movimento LGBT, violência de gênero e cultura do estupro”, ministradas por professores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da UFU, além de membros do Núcleo Bahia do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat) e da Associação Palavra Criativa. Os interessados devem se inscrever no local do evento, a partir das 10h.

Nome do Responsável
Instituto de Psicologia e Escola de Educação Básica, da Universidade Federal de Uberlândia (IP/ESE
auditório do bloco 5S, Campus Santa Mônica
Data do Evento