Ciência

UFU realiza congresso de técnicos nesta semana

Evento busca dar visibilidade às relações dos servidores com os objetivos institucionais do campo da pesquisa

Publicado em 14/05/2019 às 09:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

O Anfiteatro do Bloco 8C, no Campus Umuarama, foi o local escolhido para receber a primeira edição do Congresso dos Técnicos Administrativos em Educação. (Foto: Milton Santos)

Os técnicos administrativos realizam pesquisas em educação? A resposta é sim. E eles estão tendo a oportunidade de apresentar os trabalhos no I Congresso de Pesquisa de Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), que acontece no Campus Umuarama nos dias 22, 23 e 24 de maio, junto ao I Simpósio de Assistência Estudantil.

Nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão contam com a participação dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE). As atribuições vão desde o planejamento, organização e execução das atividades referentes ao apoio técnico administrativo até à execução de tarefas específicas que assegurem com eficiência, eficácia e efetividade as atividades ligadas ao ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde das IFES, conforme o Artigo 8º da Lei 11.901.

Para Gilvane Correa, técnica em assuntos educacionais do curso de Ciências Biológicas, o momento que a educação e a pesquisa enfrentam no país é favorável para a realização do congresso e nada melhor do que mostrar a força e as contribuições que o trabalho dos técnicos trazem para a universidade e a sociedade.

Ao todo, são 264 inscritos, sendo 144 com apresentação de trabalhos e 120 apenas como ouvintes. Além da UFU, o congresso reúne participantes de diversas universidades federais pelo país, entre as quais estão: a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal da Bahia (UFBA), Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Federal de Goiás (UFG), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de São Paulo (USP).

Dentre os trabalhos inscritos estão seis da área das Ciências Exatas e da Terra, seis das Engenharias, sete das Letras, Linguística e Artes, nove das Ciências Agrárias, 10 das Ciências Biológicas, 23 das Ciências da Saúde, 31 das Ciências Sociais Aplicadas e 51 das Ciências Humanas.

De acordo com Alana Oliveira, servidora técnica do Centro de Estudos e Pesquisas Econômico-Sociais (Cepes), os objetivos do evento são mostrar o que os técnicos têm produzido em termos de pesquisa e “consolidar um novo paradigma de fortalecimento e ampliação do potencial e da capacidade do servidor técnico administrativo”.

O coordenador da Divisão de Sistemas no Centro de Tecnologia da Informação, Raulcézar Alves, conclui que a pesquisa tem que ser incentivada em qualquer contexto e profissão. Segundo ele, “o pesquisador, incluindo o técnico administrativo, que se envolve com a pesquisa tem uma facilidade em propor soluções inovadoras e eficientes para problemas do dia a dia”.

O evento ocorre no Anfiteatro do Bloco 8C, do Campus Umuarama. Entre os palestrantes, estão: Agnaldo Fernandes Silva, pró-reitor de Pessoal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Arthur Schlunder Valle, servidor efetivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Maisa Miralva da Silva, pró-reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Fazem parte da organização do congresso a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet), com o apoio do PET Engenharia Biomédica, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

Para mais informações, acesse o site do evento.

Palavras-chave: TAEs; Congresso; Técnico Administrativo; Educação;