pós-graduação

UFU aprova ingresso em fluxo contínuo nos cursos de doutorado

Adoção é facultada aos programas de pós-graduação

Publicado em 28/10/2020 às 16:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Mudança considera possibilidade de os ingressantes serem egressos de instituições com calendário divergente ao da UFU. (Foto: Freepik)

O Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Conpep/UFU) aprovou o ingresso em fluxo contínuo - ou seja, em qualquer época do ano - nos cursos de doutorado dos programas de pós-graduação stricto sensu da instituição. A RESOLUÇÃO Nº 12/2020 foi publicada nesta terça-feira (27/10).

A mudança foi feita considerando a possibilidade de os ingressantes serem egressos de instituições com calendário acadêmico divergente ao da UFU, os diferentes cronogramas de concessão de bolsas e outras especificidades do ensino de pós-graduação.

A adoção ao ingresso em fluxo contínuo é facultada aos programas de pós-graduação. A realização do processo de seleção pode ser adotada nos casos em que se verifique a necessidade de flexibilizar o ingresso de discentes em períodos diferentes daqueles estabelecidos pelo Calendário Acadêmico Anual da Pós-Graduação aprovado pelo Conpep.

O edital de seleção para o curso de doutorado deve prever, nesses casos, o cronograma do fluxo de ingressos semestral ou anual. Esse cronograma (anual ou semestral) deverá definir os períodos específicos em que ocorrerão os ingressos e o número total de vagas.

Palavras-chave: Pós-graduação doutorado ingresso