UFU tem quatro novos doutorados aprovados pela Capes

Próxima etapa é a publicação oficial pelo Ministério da Educação

Publicado em 20/06/2023 às 08:27 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Bloco 1H, onde fica localizado o Instituto de História da UFU. (Foto: Alexandre Costa)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) teve quatro novos doutorados aprovados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os cursos são de Arquitetura, Biologia Vegetal, Biologia Celular Estrutural Aplicada e História.

O CTC, dentre as diversas competências, delibera sobre propostas de cursos novos e conceitos atribuídos durante a Avaliação dos Programas de Pós-Graduação. Após aprovar as indicações de novos cursos, o Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC), é o órgão que dá o aval final para a implementação. A diretora de Pós-Graduação da UFU, Eloísa Ferro, destaca que o Ministério da Educação (MEC) costuma sempre aprovar as indicações feitas pela Capes.

Após a notificação oficial do MEC, a UFU já pode elaborar os processos de editais para inscrições nos cursos. De acordo com a diretora, a expectativa é que eles comecem a ser ofertados a partir de 2024, visto que os orçamentos deste ano já estão em execução e essa é uma novidade.

Ferro ainda destaca a importância do retorno do doutorado em História, que havia sido descredenciado. Cada novo curso recebe quatro bolsas que serão ofertadas e, normalmente, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) oferece mais quatro, mediante solicitação da UFU.

Palavras-chave: Pós-graduação Propp doutorado