Professor de Imunologia estuda infecções por parasitos e como preveni-las

Série 'Produtividade em Pesquisa' apresenta Tiago Mineo, PQ-1D

Publicado em 24/03/2021 às 16:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

O médico veterinário Tiago Mineo é mestre e doutor em Patologia Animal (Foto: arquivo do pesquisador / Arte: Viviane Aiko)

A série do portal Comunica UFU sobre Produtividade em Pesquisa continua e, desta vez, apresentamos Tiago Wilson Patriarca Mineo, um dos 22 novos contemplados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com esses, a UFU soma 133 bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ).

Já falamos sobre as pesquisas desenvolvidas pelo grupo de Tiago Mineo, como o estudo sobre a transmissão de toxoplasmose em transplantes. Agora, na série, pedimos a todos os novos bolsistas PQ que contem sobre o que pesquisam e por que a ciência que eles fazem é importante para a sociedade.

Tiago Wilson Patriarca Mineo, PQ-1D

Sou professor de Imunologia da UFU desde 2008, formado em Medicina Veterinária pela própria instituição em 2002, mestre (2003) e doutor (2007) em Patologia Animal pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e com pós-doutoramento em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) (2007-2008). Atuei como Professor Visitante na David Geffen School of Medicine (UCLA) entre 2018 e 2020.

Veja mais no Currículo Lattes.

O que você pesquisa?

Pesquisa científica com ênfase na relação patógeno-hospedeiro, onde se busca a compreensão sobre o perfil da resposta imune mediante infecções experimentais e naturais, em paralelo com estratégias de escape e indução de doença por protozoários de interesse veterinário.

Por que a sua pesquisa é importante para a ciência e para a sociedade?

A linha de pesquisa que conduzimos busca, por meio da descrição de fenômenos e mecanismos de ciência básica e aplicada, ampliar a base de conhecimentos relativos a infecções por estes parasitos e, como consequência, colaborar para a elaboração de protocolos de prevenção, vacinação e tratamento contra estas infecções.

Palavras-chave: Série Produtividade em Pesquisa Divulgação Científica Ciência UFU imunologia