Professor da UFU é indicado como vice-presidente de comitê internacional

Docente da Faculdade de Engenharia Elétrica ocupa posição no Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos

Publicado em 09/04/2021 às 13:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Hélder de Paula ocupa vice-presidência de comitê internacional na área da Engenharia Elétrica. Foto: Arquivo pessoal

Hélder de Paula, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (FEELT/UFU), foi indicado à vice-presidência do Comitê de Mineração da Sociedade de Aplicações Industriais, do Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

O IEEE é uma associação internacional relacionada às engenharias elétrica e eletrônica que tem como objetivo o avanço educacional, técnico e científico da área. O professor é participante desde 2013 e já publicou diversos artigos científicos em conferências promovidas pela instituição, uma das razões pelas quais acredita ter sido indicado à vice-presidente.

“Ter sido indicado a essa posição é, antes de mais nada, um reconhecimento da qualidade e intensidade do trabalho que tenho realizado há tanto tempo”, comenta Hélder de Paula. Como vice-presidente do comitê, o professor vai contribuir com as atividades que o IEEE já desenvolve, como a organização de conferências, publicação de periódicos e elaboração de normas técnicas. “Um ponto importante é que esse cargo me permitirá interagir com engenheiros, docentes e pesquisadores de outros países, o que favorece a projeção da UFU no cenário internacional”, completa.

O professor fez seu mestrado na área de Acionamento de Motores Elétricos e doutorado na área de Transitórios e Compatibilidade Eletromagnética, mas atua de forma ampla em diversos âmbitos da Engenharia Elétrica. Ele explica que isso se deve pelos trabalhos que desenvolveu junto ao setor industrial, onde os problemas são multidisciplinares.

Essa experiência foi essencial para a participação na Sociedade de Aplicações Industriais, que exige uma convergência de áreas: “As demandas da indústria envolvem muitas subáreas da Engenharia Elétrica e, por vezes, de outras engenharias. Isso exigiu que eu desenvolvesse a habilidade de integrar conhecimentos diferentes e trabalhar na interface de áreas distintas, de forma que hoje minha área de pesquisa é bastante ampla”, afirma.

“Na parte da docência, um marco recente de minha iniciativa foi a criação da disciplina 'Veículos Elétricos e Híbridos', cujo conteúdo é extremamente atual e relevante, mas que ainda não existia nem na Faculdade de Engenharia Elétrica e nem na de Mecânica. O projeto dessa disciplina já foi aprovado e a mesma deverá ser ministrada, como disciplina optativa, já no próximo semestre”, completa o professor.

Palavras-chave: Engenharia Elétrica internacional comitê