14/05/2021 - 12:49 - Atualizado em 21/05/2021 - 15:55
Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU lança novo canal de comunicação
Com histórico de ações e legislação, página informa situação da pandemia nas cidades onde a UFU está presente
Fabiano Goulart

Reunir em um só local informações e legislação e criar um canal direto de comunicação com a comunidade acadêmica. Com esses objetivos, foi lançado na quarta-feira, 12 de maio, o website do Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU. “A ideia é ter uma interlocução mais efetiva com a comunidade acadêmica sobre a Covid-19 e disponibilizar um histórico sobre a criação do comitê  e toda a legislação que dá sustentação às ações sobre a Covid, tanto no registro da evolução das ações, quanto no aspecto da atual legislação federal, estadual, municipal e da UFU, que se inicia com a primeira portaria publicada sobre o tema, em 13 de março de 2020, quando foi criado o Comitê”, explica o presidente do Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU, Armindo Quillici Neto.

Ainda segundo o presidente, os Grupos de Trabalho (GTs), do comitê, trabalham para ampliar a divulgação das informações com o objetivo de subsidiar diretores de unidades acadêmicas, professores, técnicos administrativos e alunos em ações preventivas e de combate à disseminação do novo coronavírus, no âmbito da universidade. “Inserimos gráficos para que a gente possa ter uma ideia da evolução da pandemia e temos um Grupo de Trabalho (GT), interno ao comitê, que faz o monitoramento mensal da pandemia nas quatro cidades onde a UFU está presente. Esses dados também são publicados como notas técnicas no site do comitê”, aponta Quillici Neto.

Estrutura

De acordo com a coordenadora da Divisão de Websites do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFU (CTIC/UFU), Aline Gonçalves Pinto Ramos, o template do website foi desenvolvido com o objetivo de viabilizar um canal único de compartilhamento e troca de informações específicas e úteis, sobre a Covid-19, com a comunidade acadêmica. “Além de itens como a ‘Linha do Tempo’ e ações dos ‘Grupos de Trabalho’, destaca-se a divulgação de indicadores sobre a pandemia na área de 'Monitoramento de Cidades'. Além dessas publicações, são também disponibilizadas uma seção de 'Documentos' contendo relatórios, protocolos e notas técnicas e a seção 'O Comitê', que apresenta seu histórico e composição, além de informações sobre como entrar em contato com os integrantes”, relata a coordenadora.

Outras funcionalidades do website, esclarece Ramos, são disponibilizadas para acesso e divulgação das campanhas produzidas para mídias sociais: “São informes e vídeos institucionais, além de uma área ‘Saúde e Bem-estar’ destinada à orientação da comunidade durante a pandemia de Covid-19. Todos esses conteúdos são produzidos e atualizados, periodicamente, por integrantes do Comitê.”