Inauguração

Setor de Oncologia do Hospital de Clínicas da UFU ganha novo Acelerador Linear

Equipamento de ponta custa cerca de R$ 6,3 milhões, já está em funcionamento e é utilizado para tratamentos radioterápicos

Publicado em 16/06/2021 às 15:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Fotos: Alexandre Costa

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (16/06), no Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi inaugurado oficialmente o novo Acelerador Linear do Hospital de Clínicas (HC-UFU/Ebserh). O equipamento, utilizado para tratamentos radioterápicos, está instalado no Setor de Oncologia da instituição, conhecido também como “Hospital do Câncer”.

No evento, estiveram presentes o reitor da UFU, Valder Steffen Junior, o superintendente do HC-UFU, Nilton Pereira Júnior, o deputado federal Weliton Prado (PROS-MG), autor da emenda que permitiu a aquisição do equipamento, além de representantes do Setor de Oncologia, da empresa fabricante do novo equipamento, da Secretaria Municipal de Saúde e dos Ministérios Públicos Federal e Estadual.

O investimento para a compra do equipamento foi de R$ 6.269.000,00, sendo R$ 6 milhões da emenda parlamentar do deputado federal Weliton Prado, R$ 200 mil de aplicações financeiras e R$ 69 mil da Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu). Além disso, foram gastos R$ 4 milhões, repassados pelo Grupo Luta pela Vida, na sala que abriga o equipamento.

Durante a solenidade, o reitor da UFU agradeceu o apoio do parlamentar. “Agradeço a presença de todos e, em especial, ao deputado federal Weliton Prado, que tem sido parceiro não apenas neste projeto, mas em diversos outros projetos da nossa universidade”, destacou Steffen Júnior.

O superintendente do HC-UFU, por sua vez, também agradeceu o apoio da Reitoria e a atuação do deputado na luta constante por melhorias na assistência e no ensino do Hospital de Clínicas. Pereira Júnior destacou, ainda, a importância do novo equipamento para a qualificação do ensino: “Estamos vivenciado a qualificação do ensino e da assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) para uma região de mais de 3 milhões de habitantes, pois diretamente estarão envolvidos no funcionamento deste aparelho estudantes de graduação em Física Médica, residentes médicos de três programas de Residência, além de residentes multiprofissionais do Programa de Atenção à Oncologia.”

Em sua fala, Weliton Prado enfatizou a importância daquela ocasião. “Fico muito feliz de estar participando de um momento como esse. O acelerador é um dos mais modernos do mundo e vai possibilitar que a população tenha acesso ao tratamento de radiocirurgia, que antes não era possível”, apontou o deputado federal.

O aparelho

De acordo com Claudia Helena Tavares, médica do Setor de Oncologia do HC-UFU, o novo equipamento é o que há de mais moderno em termos de alta tecnologia e o primeiro, pelo SUS, em funcionamento, em Minas Gerais. “Atualmente, este tratamento pelo SUS é feito no Hospital do Amor, em Barretos (SP), e no Hospital da Universidade Estadual de São Paulo. Agora, conseguimos oferecê-lo em Uberlândia, ratificando o papel pioneiro da UFU”, ressaltou.

O Acelerador Linear garante muito mais segurança ao paciente e ao profissional de saúde, pois sua tecnologia permite a realização de procedimentos de radioterapia e radiocirurgia estereotáxicas com altíssima precisão. “Com este acelerador consigo tratar tumores muito pequenos com alta precisão, pois é possível adquirir em tempo real a imagem da área que está sendo irradiada, preservando outros órgãos”, afirmou.

Outra vantagem do equipamento é a diminuição no tempo de tratamento. A médica explica que no tumor de hipófise, por exemplo, o tratamento que era feito com 25 aplicações de radioterapia, poderá ser tratado em uma única sessão ou no máximo em três.

Homenagem

Durante a inauguração foi realizada também uma homenagem ao chefe do Serviço de Oncologia, Eurípedes Rodrigues Barra, pelo pioneirismo do seu trabalho à frente da unidade. “É um grande momento da minha carreira e de toda a equipe, pois estamos entregando um serviço de alta tecnologia para todos os pacientes SUS do Brasil que necessitem de uma radiocirurgia”, destacou.

Palavras-chave: Hospital de Clínicas HC UFU EBSERH Hospital do Câncer Setor de Oncologia equipamento acelerador linear AL3