Skip to:

FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

30/06/2021 - 12:23 - Atualizado em 30/06/2021 - 15:26
Uberlândia registra menor temperatura dos últimos 21 anos
Temperatura de 4,7⁰ C foi registrada nesta quarta-feira (30/06), pelo Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos da UFU e é explicada por uma passagem de frente fria na região
Por: 
Gabriel Caixeta

Professor da UFU, Luiz Antonio de Oliveira explica que quando a 'massa polar avança sem a perda de velocidade da frente fria, como é o caso que está ocorrendo em 2021, a temperatura fica ainda mais baixa' em comparação com os outros anos. (Imagem: Alexandre Santos Costa)

A cidade de Uberlândia registrou nesta quarta-feira (30/06), às 7h, a menor temperatura dos últimos 21 anos. O registro de 4,7⁰ C foi feito pelo Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos, vinculado ao Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (IG/UFU). A baixa da temperatura ocorreu devido à passagem de uma frente fria associada às massas polares que avançam à região centro-sul do país.

Coordenador do laboratório e docente do IG, Luiz Antonio de Oliveira comenta que este período de passagem de estações do outono para o inverno é marcado pelas baixas temperaturas. No entanto, a variação de temperatura de um ano para o outro depende da intensidade em que a frente fria chega à região. "Se temos uma massa polar subindo com a frente fria perdendo velocidade no caminho, ela chega com uma intensidade baixa na nossa região, sem registrar mínimas mais expressivas na temperatura. Mas, quando a frente chega de forma mais intensa, como é o caso que está ocorrendo em 2021, a temperatura fica ainda mais baixa", esclarece.

Outro fator lembrado por Oliveira é a velocidade do vento, que pode promover uma sensação maior de frio. O professor explica que, "no caso da nossa região, o que causa uma sensação mais intensa de frio é o vento; quanto maior for a velocidade desse vento, menor será a sensação térmica".

Ainda de acordo com ele, os próximos dias também serão marcados por temperaturas baixas, Oliveira argumenta que é incomum a sucessão de duas temperaturas tão baixas registradas em um mesmo ano: "A previsão para os próximos dias, portanto, é que se mantenham temperaturas mais amenas, acima dos 10ºC, durante o restante do invenro."

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2023. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal