Pular para o conteúdo principal
Ranking

UFU é classificada na edição 2021 do Times Higher Education Young Universities Rankings

Instituição aparece entre as 401+ melhores de Ensino Superior jovens ao redor do mundo

Publicado em 28/06/2021 às 09:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está entre as melhores instituições de Ensino Superior jovens ao redor do mundo, conforme demonstram os resultados do Times Higher Education (THE) Young Universities Rankings 2021. A divulgação aconteceu na última quarta-feira, 23 de junho. Dentre as 12 universidades brasileiras que foram ranqueadas nesta edição, a UFU foi classificada entre as 401+ melhores do mundo.

O THE Young Universities Rankings classifica as instituições de Ensino Superior de todo o planeta, fundadas a partir de 1971. Para a classificação das universidades, o ranking utiliza a mesma metodologia do THE World University Rankings, com algumas ponderações de forma a considerar os perfis das universidades jovens. São utilizados 13 indicadores de desempenho organizados nas áreas de ensino, pesquisa, citações, perspectiva internacional e renda da indústria.

Na categoria de ensino, é analisado o ambiente de aprendizagem considerando aspectos como a pesquisa de reputação, a proporção entre funcionários e estudantes, a proporção entre doutorado e bacharelado, a proporção entre doutorado e equipe acadêmica e a renda institucional. Na pesquisa, são analisados o volume, a renda para pesquisa, a pesquisa de reputação e a produtividade em pesquisa a partir do número de artigos publicados em bases de dados acadêmicos. Na categoria de citações, é analisada a atuação das universidades na difusão do conhecimento, a partir do número médio de vezes que os artigos são citados por acadêmicos ao redor do mundo. O critério da perspectiva internacional envolve a análise de toda a comunidade acadêmica, incluindo a proporção de estudantes internacionais e de funcionários internacionais, bem como o grau de colaboração internacional. Por fim, é mensurada a capacidade das instituições de Ensino Superior de transferir conhecimento a partir da atração de financiamento do mercado. 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>> Leia também:

Palavras-chave: THE Young Universities Rankings 2021

A11y