RECEPÇÃO

10 coisas que você precisa saber ao ingressar na UFU

Da recepção à integração

Publicado em 15/07/2021 às 11:00 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Enfim, o semestre letivo 2020/2 e, para muitos, um novo ciclo começou esta semana. Adaptando-se à pandemia e adotando o formato remoto, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recepciona, neste semestre, os aprovados no Vestibular 2020/2. Por isso, preparamos uma listinha para ajudar os calouros a se situarem neste momento de euforia, novidades e adaptações. Dá uma olhada:

1 - Recepção

Joe Lo Truglio em Brooklyn Nine-Nine

Para receber os ingressantes, a UFU sempre promove encontros de recepção. Desde 2020, devido à pandemia, esse evento está acontecendo de forma remota. Para acolher os novos estudantes do semestre letivo 2020/2, a live de recepção “Tô na UFU” acontecerá na próxima terça-feira (20/07), às 18h, no Canal da UFU no YouTube. Participe!

2 - E-mail institucional

Chelsea Peretti e Joe Lo Truglio em Brooklyn Nine-Nine

Entrando na UFU, você passa a ter acesso à internet sem fio em todos os campi da universidade! Mesmo que as aulas não estejam acontecendo presencialmente, é importante criar seu e-mail institucional. Ele também te dá acesso à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), um portal de periódicos mantido pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de ser uma maneira de manter suas correspondências universitárias reunidas em um só lugar. Crie já o seu!

3 - Identificação Digital

Rowan Atkinson em Mr. Bean

Adotada recentemente, a carteirinha digital (ID) é a nova identificação dos universitários da UFU para usar as bibliotecas e a academia da instituição. Além disso, ela também vale para uso externo, como pagar meia entrada nos cinemas. Para usar a ID, você só precisa estar logado no app UFU Mobile (Android e iOS). Com a nova atualização, o aplicativo também funciona off-line. Então, não precisa se preocupar com uma falha de conexão quando precisar se identificar com a carteirinha digital.

4 - Auxílios estudantis

Miley Cyrus em Hannah Montana

Para aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a UFU, por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), disponibiliza editais de apoio. Entre os auxílios oferecidos atualmente estão: moradia, transporte, alimentação, inclusão digital. Acompanhe o Portal de Serviços da Graduação (PSG) e o site da Proae para não perder a publicação dos editais!

5 - Pesquisa e extensão

Britney Spears em Work B**ch

A experiência universitária vai muito além da sala de aula. Você pode participar de projetos e cursos de extensão, do Programa Educação Tutorial (PET), de empresas juniores, de atléticas, Iniciação Científica (IC), grupos de estudo e pesquisa e mais! Converse com seus veteranos para ficar por dentro das possibilidades de integração.

6 - Bibliotecas

Emma Watson como Hermione Granger em Harry Potter

Como medida de prevenção à proliferação do novo coronavírus, as bibliotecas da UFU, desde março de 2020, estão fechadas para atendimentos presenciais. Mas, a partir desta semana, é possível agendar o empréstimo de livros. No perfil do Sistema de Bibliotecas (Sisbi), no Instagram, você também fica atualizado sobre webinários e minicursos promovidos pelo Sistema.

7 - Mobilidade acadêmica

Jamie Linda Snow em The Amanda Show

Para quem quer expandir ainda mais seus horizontes, a UFU faz parte do Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover). Essa iniciativa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) permite que os estudantes cursem disciplinas ofertadas por outras universidades, processo facilitado pelo formato de aulas remotas.

8 - Eventos

Oprah Winfrey em The Oprah Winfrey Show

Você também pode ficar de olho no Portal de Eventos. Nele, é publicada a programação de diversos eventos, desde palestras, seminários, congressos, saraus, cursos de extensão, entre outros. Assim, você não perde nada do que acontece na universidade!

9 - Saúde mental

Willie Garson em Freaky Friday

E é claro que não podemos deixar a saúde mental de lado. A Proae oferece um plantão terapêutico on-line para toda a comunidade acadêmica, é o Proteger-se. Além deste atendimento, o projeto também possui diversas atividades voltadas para diferentes aspectos da saúde da mente, como o Medita UFU, a Clínica Poética e o Nuavidas. Proteger-se é importante!

10 - Siga a UFU nas redes sociais para ficar por dentro do que acontece na universidade

Sim, são muitas informações para processar e assimilar de uma só vez, mas não se afobe. A Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) trabalha para reunir todas elas aqui, no Portal Comunica, e em suas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Assim, você não perde nada e consegue aproveitar sua graduação da melhor forma possível. Ah, dê uma olhadinha no Guia do Calouro e seja bem-vinda(o).

Palavras-chave: ingresso UFU ingresso 2020/2 recepção