Comodidade

Bibliotecas UFU disponibilizam empréstimo agendado

Novo serviço começa a ser oferecido na segunda-feira (12/07)

Publicado em 09/07/2021 às 09:06 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Como medida de prevenção à proliferação do novo coronavírus, as bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desde março de 2020, estão fechadas para atendimentos presenciais. Esta medida gerou um prejuízo aos usuários quanto à utilização de alguns serviços, como o empréstimo de materiais informacionais. Para solucionar o problema, a partir desta segunda-feira (12/07) - data em que começa o segundo semestre letivo de 2020 -, será disponibilizado o serviço de empréstimo agendado de livros.

Para realizar o empréstimo, é necessário estar cadastrado no Sistema de Bibliotecas (Sisbi/UFU). Quem ainda não possui este cadastro pode realizá-lo entrando em contato com a biblioteca da unidade da UFU na qual seu curso é oferecido. Seguem, abaixo, os e-mails de cada uma delas:

A abertura de cadastro está sendo realizada preferencialmente para solicitação de empréstimo. Após concluir o seu cadastramento, o usuário deverá:

1. realizar o login no link de "Consulta ao acervo (Login)";
  2. pesquisar o livro;
  3. selecionar o exemplar;
  4. solicitar o empréstimo;
  5. escolher a biblioteca para retirada.

"Este serviço de empréstimo agendado somente poderá ser solicitado, via computador/notebook, por meio da aba 'Consulta ao acervo (Login)'. Em até três dias úteis, o usuário receberá um e-mail de confirmação, contendo data e horário de retirada do livro na biblioteca escolhida. Esclarecemos, por fim, que as atividades do empréstimo agendado não terão início no dia 12 em todas as bibliotecas da UFU. A exceção é a Biblioteca Setorial Educação Física, onde o serviço estará disponível a partir do próximo dia 21", informa a diretora do Sisbi, Maira Nani França Moura Goulart.

O Sisbi produziu dois materiais especiais para orientar os usuários e esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao empréstimo agendado. Acesse-os, abaixo:

Palavras-chave: EMPRÉSTIMO agendamento bibliotecas UFU sisbi