Semana de Acolhimento

Tô na UFU… E agora?: episódio ‘Bibliotecas’

Conheça o Guia do Calouro 2023/1 da UFU e fique por dentro dos serviços para as comunidades interna e externa que as bibliotecas da universidade oferecem

Publicado em 31/07/2023 às 17:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Central Santa Mônica (foto) e demais unidades do Sisbi/UFU oferecem variados serviços à comunidade interna e externa  (Foto: Milton Santos)

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (Sisbi/UFU) oferece uma grande variedade de serviços para as comunidades interna e externa, a fim de atender as necessidades acadêmicas, culturais e tecnológicas. Os sete campi da instituição – Santa Mônica, Umuarama, Educação Física, Pontal, Patos de Minas, Glória, Monte Carmelo – e o Hospital de Clínicas contam com espaços bibliotecários. Neles, além dos empréstimos de livros que podem ser adquiridos por meio da abertura de cadastro, também são oferecidos treinamentos para formatação de trabalhos científicos, empréstimos, ilhas multimídias, salas de estudos e diversos outros serviços para atender o corpo social. Para conhecer com detalhes os serviços disponibilizados nas bibliotecas, acompanhe a nossa WebSérie “Tô na UFU… E agora?” no Instagram da UFU.

>>> Acesso à internet

Para a comunidade externa, a universidade oferece computadores nos espaços das bibliotecas para acesso à internet sem o e-mail institucional. Para acessar, é necessário se conectar aos ambientes em que os computadores estão disponíveis. Nas bibliotecas dos campi Santa Mônica e Umuarama estão disponíveis para rede de acesso quatro ambientes com quatro mesas individuais cada uma. Já no Campus Glória o espaço está localizado próximo à ilha de pesquisa.

>>> Ambiente de imagem e som

Na Biblioteca Central do Campus Santa Mônica, é disponibilizada uma sala de audiovisual com isolamento acústico para a exibição de filmes, DVDs, fitas ou CDs. O agendamento é feito no próprio setor da biblioteca, que fica localizado no 1º andar.

>>> Coleções especiais

As coleções especiais são conjuntos de acervos de livros, revistas, fotografias, mobiliários, vestimentas, medalhas, entre outros objetos que estão reservados em um espaço específico para a preservação. Os acervos estão disponíveis apenas para consulta local, a fim de conservar esses materiais.

>>> Ilhas de pesquisa

As ilhas de pesquisa são espaços destinados à consulta na internet para acesso à informação científica, técnica ou artística. Estão disponíveis para a comunidade em geral em todas as bibliotecas da UFU.

>>> Tecnologias assistivas

As tecnologias assistivas são espaços destinados a pessoas com deficiência, a fim de aumentar a acessibilidade no ambiente bibliotecário. Estão localizados na Biblioteca Central do Campus Santa Mônica. Também podem ser utilizados para pesquisadores da área de acessibilidade. Equipamentos disponíveis:

• Ampliador eletrônico;
  • Digitalizador e leitor com voz para PC;
  • Linha Braile para leitura direta dos livros;
  • Lupa eletrônica portátil;
  • Mouse com entrada para acionador Bigtrack;
  • Óculos para baixa visão;
  • Scanner Bookreader;
  • Teclado com letra expansiva;
  • Terminal de computador com programa leitor de tela instalado;
  • Headset.

>>> Treinamentos

Os treinamentos oferecidos pela biblioteca podem ser de forma remota ou presencial. Abaixo, confira os que estão disponíveis:

• Visita orientada;
  • Normalização de trabalhos técnico-científicos;
  • Pesquisa em bases de dados;
  • Serviço de Descoberta (EDS);
  • Gerenciadores de Referência;
  • Currículo Lattes: preenchimento;
  • Submissão de trabalhos no Repositório Institucional UFU – DUCERE;
  • Recursos de Tecnologia Assistiva;
  • Acessibilidade em documentos digitais;
  • Indexação.

>>> Doação de material informacional

Esse serviço é destinado à doação de material para o acervo das bibliotecas da UFU. Podem ser doados livros, partituras, periódicos, vídeos (DVD/Blu-Ray), sonoros (CD, DVD) e norma técnica. Todas as doações ofertadas ao Sistema de Bibliotecas da UFU devem ser realizadas via Sistema Doações, conforme normativas do Governo Federal.

>>> Salas de estudo 24h

Espaços destinados a estudos em grupo disponíveis a qualquer horário do dia, inclusive em domingos e feriados.

>>> Scanner Planetário

Equipamento de autoatendimento para digitalização de pequenos trechos de materiais do acervo, disponíveis na Biblioteca Santa Mônica (um equipamento próximo à recepção, no térreo, e outro próximo à mesa de atendimento do 1º andar), na Biblioteca Setorial Umuarama (próximo à mesa de atendimento do 1º andar), na Biblioteca Setorial Pontal (próximo à área de estudo em grupo) e na Biblioteca Setorial Glória (próximo à ilha de pesquisa).

Para saber mais sobre os serviços ofertados pelas bibliotecas da UFU, acesse o site.

Palavras-chave: Websérie #TônaUFU #TônaUFUeAgora bibliotecas sisbi UFU