Semana de Acolhimento

Tô na UFU… E agora?: episódio ‘Restaurantes Universitários’

Entenda como funcionam os RUs e os auxílios-alimentação

Publicado em 27/07/2023 às 16:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Com almoço e janta, os RUs atendem toda a comunidade acadêmica. (Fotos: Milton Santos)

Sabia que você pode estudar em uma das melhores universidades do país gastando pouco? A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem diversas possibilidades e auxílios para ajudar os alunos a concluírem a graduação ou pós-graduação sem sufoco; dentre eles, os voltados à alimentação.

Os Restaurantes Universitários (RUs) têm como propósito fornecer refeições balanceadas e adequadas, do ponto de vista nutricional e sanitário, à comunidade acadêmica e contribuir para práticas de ensino, pesquisa e extensão. Ainda, são um equipamento social capaz de evitar a evasão ou a retenção acadêmica resultante de condições socioeconômicas específicas.

Eles estão presentes nos campi Santa Mônica, Umuarama, Glória, Pontal e Monte Carmelo. Em Patos de Minas, o RU está sendo construído junto ao novo campus, mas a UFU oferece o auxílio-alimentação aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, além de ter um convênio com o Restaurante Popular Municipal, com transporte acessando diariamente.

Alunos podem fazer duas refeições ao dia. Café da manhã é oferecido aos que são atendidos pelo auxílio-alimentação

As refeições oferecidas são almoço e janta, de segunda a sexta-feira, bem como almoço, aos sábados. Caso o aluno tenha direito ao auxílio-alimentação, ele possui acesso gratuito aos RUs e ainda ao café da manhã – benefício exclusivo para aqueles em vulnerabilidade socioeconômica.

Os tíckets são adquiridos pelo aplicativo UFU Mobile. Lá, ainda é possível conferir os horários de funcionamento e o cardápio semanal. O acesso aos restaurantes é feito por meio da identidade acadêmica, também disponível no UFU Mobile.

Estas e outras informações você confere na página da Divisão de Restaurantes Universitários (Divru), na nossa WebSérie no Instagram da UFU e também no Guia do Calouro.

Palavras-chave: Websérie #TônaUFU #TônaUFUeAgora RU Restaurantes universitários dúvidas Proae calouro Guia do Calouro