Planejamento

Unidades Acadêmicas e Administrativas começam a participar da elaboração do novo Pide

Publicado em 18/08/2021 às 12:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Neste ano de 2021, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está preparando o seu próximo Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão, o Pide 2022-2027. O documento atual está cumprindo o seu ciclo (2016-2021) e é chegado o momento de construir o que vai nortear a instituição pelos próximos seis anos. A Diretoria de Planejamento (DIRPL) e a Divisão de Apoio ao Planejamento Institucional (Diapi) são responsáveis pela elaboração do Pide. O trabalho é coordenado pela Comissão Permanente de Desenvolvimento e Expansão (CPDE).

Dando continuidade ao cronograma, nos últimos dias 11 e 12 de agosto, foram realizadas mais duas reuniões, respectivamente, com representantes das Unidades Acadêmicas e Administrativas. Estes encontros tiveram como finalidade apresentar:

• a metodologia de construção do Pide 2022-2027, iniciada em janeiro de 2021;
  • as etapas já concluídas (Cadeia de Valor; Modelo de Negócio; Diretrizes Institucionais; Identidade Estratégica: missão, visão de futuro, valores e mapa estratégico);
  • simulação de preenchimento dos formulários; e
  • as próximas etapas de elaboração, que envolvem o planejamento interno das Unidades Acadêmicas e Administrativas.

"Merece ser destacado que, em ambas as reuniões, houve uma efetiva participação das Unidades Acadêmicas e Administrativas e, que após as apresentações, foram esclarecidas as dúvidas e acolhidas as sugestões apresentadas", comenta o professor Darizon Alves de Andrade, pró-reitor de Planejamento e Administração e presidente da comissão permanente.

De maneira consensual, houve uma alteração quanto ao prazo de preenchimento dos formulários, que passou do dia 23 agosto para 20 de setembro. Com isso, as unidades dispõem de mais tempo para elaborar o seu planejamento interno, com base em indicadores e seus atributos: fórmula de cálculo, periodicidade de medição, linha de base e metas. Estas informações serão remetidas à CPDE/Diapi para a consolidação nos respectivos eixos e o posterior encaminhamento para análise e validação pelas instâncias responsáveis por eles.