Comunicação

Bem Ti Vi: iniciativa reúne cartas de familiares e amigos de vítimas de covid-19

Projeto de mestrado da UFU aborda as dores e vivências daqueles que perderam entes queridos na pandemia

Publicado em 28/09/2021 às 15:22 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

As cartas do projeto são divulgadas no perfil @cartasbemtivi, no Instagram (Foto: Marco Cavalcanti)

O projeto “Bem Ti Vi” busca encarar o luto de forma diferente. Elaborado por José Pedro Bezerra, aluno do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCE/UFU), a iniciativa traz cartas escritas por familiares e amigos de vítimas do coronavírus.

Sob orientação do professor Nuno Manna, o projeto apresenta histórias que expressam os sentimentos relacionados à perda. Em vez de retratar o luto como uma forma de fechamento de ciclo, a morte se tornou reticências de tantas histórias.

O pesquisador conta que o “Bem Ti Vi” emergiu da dor, da sensibilidade e de suas vivências nos últimos meses. “Eu perdi um primo muito querido para esta doença. Também perdi uma irmã de forma muito abrupta, ainda que não tenha sido para a covid-19. Esse processo me fez enclausurar um pouco em meus pensamentos, me calar, me fechar. Com o tempo, percebi o quanto era importante e mais libertador expor o que eu estava sentindo, falar, compartilhar, ouvir”, relata.

Bezerra afirma que o projeto vem como uma forma de auxílio. “Comunicar não é simplesmente falar com a nossa voz. Nossa fala pode ser ouvida de várias formas e a escrita é, sem dúvida nenhuma, uma delas”.

“Bem Ti Vi” foi o produto final do mestrado de José Pedro Bezerra (Foto: Arquivo pessoal)

O nome “Bem Ti Vi” surgiu em um diálogo entre o pesquisador e sua esposa. “O nome foi concretizado enquanto nós conversávamos sobre como era bom, como vimos ‘bem’ nosso primo Frederico. Enquanto ele estava aqui, o amamos muito. Eu ‘te vi bem’. O nome ‘Bem Ti Vi’, inclusive com a logomarca remetendo ao passarinho, também traz a sensação de liberdade, de deixar voar, de fluir”, explica.

Ao ingressar no mestrado no início de 2019, sua proposta inicial era  uma história em quadrinhos contando a trajetória do time de vôlei do Praia Clube, desde o seu lançamento, até a conquista do título na temporada 2017/2018. Mas, considerando as vivências pandêmicas, Bezerra decidiu fazer um livro de perfis, com histórias de pessoas que faleceram em decorrência do coronavírus.

O perfil conta com fotos de familiares e amigos ao lado das vítimas de covid-19 (Foto: Marco Cavalcanti)

O projeto será utilizado como uma espécie de memorial para as vítimas da covid-19. “É para ficar para a história, lembrando que, apesar de tempos difíceis, apesar de tantas dores e perdas, nós vamos superar tudo isso. Ressignificando nossas experiências e vivências, mas superaremos”, afirma Bezerra.

A divulgação das cartas é feita através do perfil @cartasbemtivi no Instagram. Para conferir mais informações sobre o projeto e acessar os textos na íntegra, acesse o site.

Palavras-chave: Comunicação pandemia COVID-19 coronavírus Mestrado