Novo gestor

Luiz Carlos Gebrim é eleito para dirigir a Estes no próximo quadriênio

Votação ocorreu remotamente na última terça-feira, dia 28; candidato vitorioso fez campanha focada em três pilares: combate à evasão, melhoria na oferta de vagas e aumento da participação da comunidade na Escola Técnica de Saúde da UFU

Publicado em 30/09/2021 às 11:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Campanha de Gebrim adotou o lema ‘Todos Juntos’, que representa a participação da comunidade nas decisões da Estes. (Imagem: Reprodução/Instagram)

Após o período de 30 dias em campanha, os professores Douglas Queiroz Santos e Luiz Carlos Gebrim de Paula Costa disputaram os votos de discentes, docentes e técnicos administrativos em eleição remota, que aconteceu na última terça-feira, dia 28. para determinar o diretor do próximo quadriênio (2021/2025) da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU). A Comissão Eleitoral da Estes tornou pública a homologação do resultado da eleição, que declarou Gebrim como vencedor, recebendo a maior pontuação (44,991 pontos), obtida com aproximadamente 65% dos votos válidos.

O lema “Todos Juntos”, da campanha vencedora, é baseado na gestão participativa de todos os membros da comunidade escolar. Este foi um dos três pontos principais do plano apresentado por Gebrim para a próxima gestão, que também prioriza o combate à evasão e a melhoria na oferta de vagas. O resultado da eleição foi acompanhado pelo candidato junto à Comissão Eleitoral da Estes. “Foi uma disputa acirrada: tivemos 20 votos dos docentes contra 23; dos alunos, recebemos 80 votos contra 28; e, entre os técnicos, vencemos por 10 a 6”, informa Gebrim, que participou de um debate com Douglas Queiroz Santos no último dia 21..

Pontuação obtida pelos candidatos é derivada da seguinte fórmula: T = (0,15 x Número de votos válidos de discentes/Número de discentes aptos a votar + 0,15 x número de votos válidos de técnicos-administrativos/Número de técnicos-administrativos aptos a votar + 0,7 x Número de votos válidos de docentes/Número de docentes aptos a votar) x 100%. (Imagem: Reprodução/Estes)

O candidato eleito integra o corpo docente da Estes desde 2013, quando assumiu as disciplinas de Imunologia, Biologia Molecular e Celular. Durante esse tempo, Gebrim desenvolveu atividades da coordenação do curso de Análises Clínicas e participou de diversas comissões consultivas e deliberativas do Conselho da Estes. Agora eleito para ser o novo diretor da instituição, ele declara: “O sentimento é de dever cumprido. Fizemos uma campanha simples e ouvimos todos; independente do apoio ou não.”

Além das três prioridades do plano de gestão que será colocado em prática, outros pontos foram mencionados em entrevista pré-votação, cedida por Gebrim a Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), no último dia 14. O até então candidato falou sobre a necessidade de mais espaço físico, recursos humanos, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos; da facilitação do acesso a auxílios; do plano de marketing institucional para melhoria da comunicação; do plano de trabalho para criação de novos cursos; da aproximação com a comunidade externa; e da criação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne).

Entrevista foi realizada por quatro estagiários de Jornalismo da Dirco. (Imagem: Reprodução/Google Meet)

É possível acompanhar as novidades da futura gestão e entrar em contato por meio do perfil “luizcarlosgebrim” no Instagram. Na finalização da entrevista pós-eleição, Gebrim deixa mais um recado: “Essa nova gestão vai trabalhar para a unidade; entendemos que a unanimidade é um ideal muito difícil de alcançar, mas o lema da nossa campanha foi ‘Todos Juntos’. Vamos trabalhar para toda a comunidade Estes - professores, técnicos e alunos – e temos muitos desafios: combate à evasão, ampliação da oferta de vagas, gerenciamento dos recursos financeiros, obras, melhoria do ensino. Vamos planejar cada ação para alcançar esses objetivos e a participação de toda comunidade será o destaque da nossa gestão.”