Pular para o conteúdo principal
recepção UFU

13 coisas para ficar de olho na UFU

Mês de dezembro dá continuidade ao primeiro semestre letivo, seguindo com diversas atividades

Publicado em 01/12/2021 às 09:08 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Final de ano chegando e enfim férias…

Ops, calma aí, galera! Muita coisa mudou, inclusive o nosso calendário acadêmico. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) adaptando-se ao novo modelo de ensino, por conta da pandemia de covid-19, iniciou dia 29/11, o semestre letivo referente ao período 2021/1, agora no formato híbrido.

Para ajudar na integração dos calouros e na familiarização com a nossa querida UFU, montamos uma listinha das tantas coisas que ainda temos para viver! Se liga aí:

1. Bem-vindo/ Welcome/ Bienvenue/ Benvenuto, calouros!

Para acolher os ingressantes, a UFU sempre promove encontros de recepção. E, claro, que não deixaremos de fazer um bom evento para vocês, então já marca na sua agenda! Na próxima terça-feira (7/12), às 18h, acontecerá a live de recepção dos estudantes "Tô Na UFU", transmitida no canal da UFU no YouTube. Devido à pandemia, manteremos a recepção de forma remota, assim como foi em 2020.

“Seja bem-vindo”. (Imagem: Giphy)

2. Economize seu 3G

Internet gratuita e em todos os campi da UFUlândia, que demais! Ao ingressar nela, você garante conexão à rede Wi-Fi da instituição, serviços ofertados pela Microsoft 365 on-line, armazenamento de dados na nuvem e acesso a diversos portais de periódicos. Se ainda não tem, crie já o seu!

Homem apontando para o sinal de ‘Wi-fi grátis’. (Imagem: Tenor - Banco de dados de Gifs on-line)

3. Carteirinha digital

Praticidade, check! ✔️ A Diretoria de Administração e Controle Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (Dirac/Prograd) da UFU emite as carteiras de Identidade Acadêmica dos seus estudantes no formato digital (ID Digital), substituindo a identidade física. Ah, também vale para uso externo, como pagar meia entrada nos cinemas e eventos, só não dá bobeira em esquecer o celular em casa, hein?!

A solicitação pode ser feita pelo Portal do Estudantehttps://ufu.br/estudante.

Carteirinha dos personagens do seriado infantil de TV Bob Esponja. (Imagem: Tenor - Banco de dados de Gifs on-line)

4. Ambiente virtual

O Moodle é uma plataforma para apoio às aulas da educação presencial e à distância, voltado às formações de: graduação, pós-graduação, especialização, cursos de extensão e aperfeiçoamento. Nele você tem acesso às atividades assíncronas, realiza entregas, acessa materiais e links disponibilizados pelos(as) professores(as), entre outras atividades.

Você deve fazer seu cadastro com o e-mail UFU e depois se inscrever em cada disciplina do período, com os respectivos códigos e chave de acesso, que são disponibilizados pelos(as) professores(as) ou pela coordenação do curso. Ele está disponível na versão site e aplicativo para dispositivos móveis.

Personagem Lisa Simpson, do programa de TV 'Os Simpsons', mexendo em um computador. (Imagem: Tenor - Banco de dados de Gifs on-line)

5. Auxílio estudantil

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) tem por missão contribuir com o acesso, a permanência e a conclusão de cursos da comunidade discente. Alguns dos auxílios ofertados pelo órgão são: moradia, transporte, alimentação, inclusão digital, creche, acessibilidade e outros. Inclusive, já está disponível a concessão de novos auxílios emergenciais a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação, pós-graduação e da Escola Técnica de Saúde (Estes).

Para conseguir esses benefícios é necessário que você cumpra alguns pré-requisitos básicos, como por exemplo, se enquadrar na situação de vulnerabilidade socioeconômica, conforme condições, orientações e procedimentos dispostos no Edital Proae nº 07 2021 e demais documentos.

Restaurante universitário (RU) antes da pandemia. (Foto: Marco Cavalcanti)

6. Pesquisa e Extensão (e bolsa!!!)

Se o seu sonho é se tornar um pesquisador, tem curiosidade em determinados assuntos e quer desenvolver pesquisas, temos várias opções de programas nesse sentido para apresentar. A Divisão de Pesquisa disponibiliza editais com bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Além das bolsas de iniciação científica, o aluno pode concorrer ao Programa de Bolsas de Graduação (PBG), às Monitorias, aos Estágios, ao Programa de Educação Tutorial (PET) e ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid).

Meme de um gato digitando rapidamente em um notebook. (Imagem: Tenor - Banco de dados de Gifs on-line)

7. Viver novos ares é sempre bacana!

Que tal, durante um período, conhecer e estudar em uma outra instituição de ensino superior? Você pode adquirir essa experiência com o Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover). Essa iniciativa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em parceria com a UFU, permite que os estudantes cursem disciplinas ofertadas por outras universidades. O processo é facilitado pelo formato de aulas remotas.

A oportunidade de inscrição ocorre semestralmente via edital e é destinado a todos os discentes matriculados nos cursos de graduação em outras universidades participantes do programa Andifes. Embarque nessa! ✈️

Dois celulares, um frente ao outro, com as duas mãos saindo das telas e fazendo gesto de cumprimento. Entende-se no sentido de que mesmo distante, o meio virtual aproxima. (Imagem: Tenor - Banco de dados de Gifs on-line)

8. Cantinho da leitura

Se você procura um lugarzinho reservado, mais tranquilo para estudar ou solicitar empréstimos de livros, as nossas bibliotecas estão aí para isso. Retornamos com o atendimento presencial de 50% da capacidade, seguindo o estipulado pela etapa 3 da fase 2 do 3º Protocolo de Biossegurança | Covid-19 | UFU.

No perfil do Sistema de Bibliotecas (Sisbi), você também fica atualizado sobre os horários de funcionamento para cada biblioteca, webinários e minicursos promovidos pelo Sistema.

Personagem Damon Salvatore, interpretado por Ian Somerhalder, lendo livro em atuação da série Diários de um vampiro. (Imagem: Tenor - Banco de dados de Gifs on-line)

9. Saúde mental em primeiro lugar!

Vindo de uma parceria entre a UFU e diversas outras instituições, o projeto Proteger-se oferece à comunidade interna e externa à universidade, o acolhimento e apoio em momentos de fragilidade. A iniciativa ainda desenvolve várias outras atividades, como: grupos terapêuticos (GT.com Terapêutico); meditação (Medita UFU); yoga (Yoga no Campus) e orientações às vítimas de violência sexual (Nuavidas), entre outras.

Cena do filme de animação de longa-metragem ‘Lilo & Stitch’ (2002) dos estúdios Disney em uma suposta sessão de terapia. (Imagem: Tenor - Banco de dados de Gifs on-line)

10 . Bora maratonar?

Já conhece o podcast “Ciência ao Pé do Ouvido”? Se não, vamos te atualizar, porque ele é sucesso e não só na UFU, tá, queridx?! Ele está entre os mais ouvidos da plataforma Apple Podcasts; entre os mais ouvidos do Spotify; e, também, é recomendado em sites nacionais e internacionais. Essa é uma produção da Divisão de Divulgação Científica da UFU, para falar sobre cotidiano e ciência - um único assunto.

Siga os perfis do pod no Twitter (@aopedoouvidopod) e no TikTok (@cienciaaopedoouvido), e  “vamos de maratonar”.

Rapper Khia com headphone e roupas em cesto para serem supostamente levadas a lavanderia. (Imagem: Tenor - Banco de dados de Gifs on-line)

11. Todo o cuidado ainda é pouco!

Por meio do Comitê de Monitoramento à Covid-19, a UFU apresenta a 3º versão do Protocolo de Biossegurança para a instituição, em que libera o retorno seguro às atividades presenciais, no formato híbrido, e mantém medidas básicas de prevenção ao contágio da covid-19, como: a obrigatoriedade do uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento de um metro entre pessoas, além de outras atualizações das normativas sanitárias.

Assista ao VÍDEO DO PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA, com tradução em Libras, que apresenta a síntese do documento elaborado pelo Comitê de Monitoramento à Covid-19-UFU.

Taran Killam, mais conhecido por participar do programa americano Saturday Night Live, com traje de proteção hazmat suit. (Imagem: Tenor - Banco de dados de Gifs on-line)

12. A UFU na palma da sua mão

O UFU Mobile é o (primeiro) aplicativo oficial da instituição desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação (CTI/ UFU), onde são disponibilizadas informações atualizadas sobre o dia a dia da universidade.

Para acessá-lo, basta fazer login utilizando o mesmo usuário e senha do Portal do Estudante. Assim, o discente tem acesso ao seu histórico com notas e faltas, sua grade horária, ID Digital, calendário acadêmico e outras funções.

O app está disponível para download nas plataformas de Android e IOS.

Mulher mexendo no celular. (Imagem: Tenor - Banco de dados de Gifs on-line)

13 - Arrasta para cima e follow me 

Jesus Christ!.. São muitas informações (e emoções) para processar e assimilar de uma só vez, mas acalma o coração. A Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) trabalha para reunir todas elas aqui, no Portal Comunica, e em suas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Assim, você não perde nada e consegue aproveitar sua graduação da melhor forma possível. Ah, dê uma espiadinha no Guia do Calouro e seja muito bem-vinda(o).

Ator Eddie Murphy caracterizado em cena de atuação, olhando para a câmera e chamando o espectador. (Imagem: Tenor - Banco de dados de Gifs on-line)

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: recepção UFU Calouros recepção2021 2021 1 TonaUFU

A11y