Mercado de trabalho

Estudante de Design da UFU já conta com Globo e Telecine em seu rol de clientes

Além de seus serviços como designer gráfico, Eduardo Gomes, que é um dos atuais estagiários da Diretoria de Comunicação (Dirco), também trabalha como ilustrador

Publicado em 17/12/2021 às 09:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Vez ou outra, um aluno ou aluna da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se destaca na mídia devido a algum dom especial específico. Um bom exemplo é o fenômeno da música pop Pabllo Vittar, que explodiu enquanto ainda cursava Design na UFU.  No entanto, para além dos famosos da internet, a universidade é repleta de alunos talentosos e que constroem suas trajetórias longe das câmeras e das redes sociais.

Nesta perspectiva, é possível destacar diversas vivências de estudantes que conquistaram seu espaço no mercado de trabalho graças ao talento natural e à dedicação para aperfeiçoá-lo. Tal qual Eduardo Gomes, estagiário da Diretoria de Comunicação Social (Dirco) e que, por conta de suas aptidões com ilustração e com design, já tem prestado seus serviços para a Faber Castell e algumas maiores empresas de telecomunicações do Brasil, como a Globo e o Telecine. As criações são assinadas com o nome artístico que adotou e também utiliza nas redes sociais: @eduardissimo.

Para entender a vivência atual do ilustrador, atualmente com 25 anos de idade, é preciso voltar um pouquinho no tempo e visitar a infância dele. Segundo Gomes, tudo começou logo no início da vida. Desde pequeno, sempre foi apaixonado por desenhos animados, ler quadrinhos e, é claro, por desenhar. O consumo desse estilo de conteúdo acabou estimulando nele uma vontade peculiar, a de ver os seus desenhos estampados em produtos do comércio em geral.

“Acho que o meu desejo de trabalhar com ilustração e design nasceu na infância. Sempre tive o fascínio de ver uma obra minha estampando alguma coisa e sendo notada por isso. Além disso, tive o privilégio de ser de uma família que sempre me apoiou e incentivou bastante criativamente, o que fez com que, desde muito cedo, eu já tivesse certeza do que queria seguir na profissão”, revela.

Apesar de sua vocação ter despontado desde cedo, o ilustrador não realizou nenhum curso técnico na área do Design antes de ingressar na UFU, tendo contato com as teorias e o mercado de trabalho da profissão somente durante a graduação. Essa condição, porém, não foi um impeditivo para que Gomes se desenvolvesse na área e conquistasse espaços empolgantes para um estudante de graduação. De acordo com ele, muitas de suas conquistas estão diretamente ligadas com a qualidade do curso oferecido pela UFU.

“Eu acredito que Design é uma área que está em constante evolução porque ela acompanha as tendências de mercado, moda, estética, tecnologia; e o curso na UFU vem tentando fazer essas mudanças”, testemunha. “Sou muito grato aos meus professores, pois estavam abertos a abraçar essas novas mudanças e, de alguma forma, fizeram e fazem esforços para tentar adaptar o curso às novas gerações. Dessa forma, o curso com certeza atendeu as minhas expectativas, pois a partir dele desenvolvi melhor minhas habilidades, conheci outros profissionais e artistas e expandi minha visão de mercado”, ressalta.

Questionado sobre a base de clientes que já conquistou, o ilustrador admite que foi uma surpresa positiva e que antes acreditava que somente seria possível alcançar tamanha projeção no mercado após a obtenção do diploma superior: “Eu achei que só fosse conseguir trabalhar com o que eu gosto depois de me formar e me surpreendi bastante quando esses convites chegaram para mim. Fico bastante honrado e orgulhoso também de ter tido a oportunidade de trabalhar com grandes marcas ainda no período de graduação."

Mesmo já tendo sucesso em sua área, Eduardo Gomes não pensa em parar por aqui. Em mente, estão voos mais altos e, literalmente, rompendo fronteiras. “Quero investir na minha carreira internacional também e começar a exportar meu trabalho para o mundo todo. Daqui a alguns anos, quero ser um profissional extremamente feliz e realizado com minhas criações. É assim que me enxergo nos próximos anos: realizado e feliz", resume.

Uma das artes de divulgação do documentário 'Dentro Da Minha Pele', da Globoplay, tem a assinatura de Eduardo Gomes

Palavras-chave: Design Aluno Estudante UFU Eduardo Gomes Eduardissimo