07/01/2022 - 10:27 - Atualizado em 07/01/2022 - 15:35
Fapemig divulga nova chamada para apoio financeiro a pesquisas
Ao todo, R$ 39 milhões serão investidos nos projetos selecionados pelo Programa Demanda Universal; submissões de propostas até 28/03
Túlio Daniel

Arte: Viviane Aiko

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou, na última quarta-feira (05/01), uma nova chamada do Programa Demanda Universal. Ao todo, serão investidos R$ 39 milhões nos projetos selecionados, cujas execuções deverão ser em um período de 36 meses.

O objetivo do programa é estimular a pluralidade e a diversidade da pesquisa científica e tecnológica das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTMG), nas diversas áreas do conhecimento.

Neste edital, as propostas apresentadas poderão concorrer em quatro faixas distintas. As categorias A e B são destinadas a pesquisadores que concluíram doutorado nos últimos cinco anos e as categorias C e D, destinadas à compra de equipamentos de valor elevado. Visto que as faixas A e B não permitem a compra de tais materiais, a criação das faixas C e D permite aos pesquisadores investirem ainda mais em seus projetos.

Na chamada disponibilizada pela Fapemig no ano passado, foram enviadas 266 propostas pela comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Destas, 97 foram aprovadas pela fundação. O prazo para a submissão das novas propostas é até o dia 28 de março, via plataforma Everest. A íntegra da chamada pode ser acessada no site da Fapemig.