Internacionalização

Instituto de Letras e Linguística divulga edital para a modalidade remota do Proflin - edição fevereiro de 2022

Inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 2 de fevereiro

Publicado em 19/01/2022 às 17:35 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

O Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU) publicou edital para a modalidade remota do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira e Língua Portuguesa para Estrangeiros, edição fevereiro de 2022.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e são limitadas a 350 para Inglês e outras 350 para os demais idiomas.

Provas

Os exames serão realizados, exclusivamente, no domingo, 13 de fevereiro de 2022, em ambientes digitais, conforme definido no edital. De acordo com este documento, não há possibilidade de reedição ou de edição extra neste formato. As provas terão duração máxima de 3 horas.

Inscrições

As inscrições estão abertas e podem ser feitas, até as 23h59 do dia 2 de fevereiro de 2022, em formulário próprio disponível no endereço eletrônico www.ileel.ufu.br/proflin. Taxa de inscrição: R$ 180,00 por prova.

As especificidades, bem como demais informações sobre a modalidade remota do Proflin, edição fevereiro de 2022, estão disponíveis no Edital Ileel nº 1/2022.

Os resultados serão divulgados até as 23h59 de 22 de fevereiro de 2022.

Avaliação

O Proflin é um exame de proficiência em Língua Estrangeira (Inglês, Francês, Espanhol e Português para Estrangeiros) e de Redação em Língua Portuguesa, para fins acadêmicos, destinado às comunidades acadêmicas interna ou externa à UFU. Seu objetivo é avaliar a capacidade de compreensão e interpretação na leitura de diferentes tipos de textos científicos – narrativos, dissertativos e descritivos, escritos em Espanhol, Francês, Inglês ou Português –, visando a identificar a habilidade do participante para construir sentidos, a partir de seu conhecimento da língua e sobre como os textos e os discursos são produzidos, tomando como referência seu conhecimento de mundo e o contexto sócio-histórico.

• Inscrições: de 13 de janeiro até 23h59 de 2 de fevereiro de 2022;
  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: até 23h59 de 31 de janeiro de 2022;
  • Deferimento das isenções: até 23h59 de 1º de fevereiro de 2022;
  • Prazo para pagamento da taxa de inscrição: 3 de fevereiro de 2022;
  • Data para preparação do ambiente local, conferência das tecnologias e plataformas utilizadas e simulações de acesso pelo(a) participante: 8 de fevereiro de 2022;
  • Data limite para esclarecimento de dúvidas: até 8 de fevereiro de 2022, pelo e-mail proflin@ileel.ufu.br;
  • Confirmação do comprovante definitivo de inscrição: até 23h59 de 8 de fevereiro de 2022;
  • Data de realização das provas: 13 de fevereiro de 2022, domingo;
  • Divulgação do resultado das provas: até 23h59 do dia 22 de fevereiro de 2022;
  • Formalização de Recursos via Área do Participante: após publicação dos resultados, até 23h59 do dia 24 de fevereiro de 2022;
  • Divulgação dos Recursos: até 23h59 do dia 28 de fevereiro de 2022.

Palavras-chave: central de línguas Proficiência em Língua Estrangeira Redação em Língua Portuguesa ILEEL UFU