13/01/2022 - 15:13 - Atualizado em 13/01/2022 - 17:53
Projeto Alvorada abre vagas para servidores e alunos de pós-graduação da UFU
Iniciativa se dedica à reintegração de egressos do sistema prisional; interessados em atuar como docentes do projeto podem se inscrever no processo seletivo a partir da próxima segunda-feira (17)
Milena Félix

Está aberto o Edital Proexc nº 1/2022, voltado à seleção de profissionais para docência no projeto Alvorada. Serão aceitas inscrições de servidores e alunos da pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no período de 17 a 26 de janeiro. Os profissionais selecionados serão responsáveis por ministrar aulas neste projeto e terão direito a uma bolsa de extensão no valor de R$ 750,00 ou R$ 1.500,00. O período de atuação será de 10 meses, prorrogáveis por igual período, de acordo com as necessidades do projeto e os recursos disponíveis.

As oportunidades ofertadas são para candidatos com formação superior nas áreas da Psicologia (uma vaga), Tecnologia da Informação (uma vaga) e Língua Portuguesa/Letras (cadastro de reserva). A situação vacinal regular contra a covid-19 está entre os requisitos mínimos exigidos. As inscrições serão feitas somente pelo e-mail projetoalvorada.ufu@gmail.com, mediante envio da ficha devidamente preenchida e de todos os documentos listados no edital.

Sobre o projeto

O Alvorada é uma iniciativa da Escola Técnica de Saúde (Estes/UFU) e tem o objetivo de incluir novamente os egressos do sistema prisional de Uberlândia na sociedade e no mercado de trabalho. Ele oferece a este público um Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com duração de oito meses.

De acordo com a coordenadora da ação, professora Juliana Faquim, ela surgiu em 2017 no Campus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e se mostrou eficiente quanto à reinserção social dos cursistas. Agora será realizada uma segunda etapa, que conta com 15 Instituições Federais de Ensino Superior, incluindo a Estes. "O Alvorada proporciona novas possibilidades de reconhecimento, socialização e autoconstrução, na medida em que viabiliza condições para que os sujeitos sejam inseridos na estrutura produtiva”, afirma a professora, ao ser perguntada sobre a principal missão do projeto, que conta, também, com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU).